WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/05/2018 - Semed amplia discussões sobre o tema de 18 de maio em escolas e formação de profissionais

Para os profissionais da Semed, a luta contra o abuso e a exploração sexual é um desafio diário

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, contou com diversas ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que não se resumem em um trabalho apenas para a data, mas em programação pedagógica e de atividades que trabalham o tema de forma ampla. Nesta sexta, cerca de 300 alunos da rede municipal participaram de evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Uberaba (Comdicau), em alusão ao dia. Na semana passada houve palestra aos motoristas da Semed e os alunos dos Grupos de Liderança estão pesquisando, lendo e discutindo o tema internamente nas escolas.

A Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças, promoveu palestras para os motoristas e funcionários da Semed, trabalhando o tema com amplitude. Um dos convidados foi o promotor André Tuma, que falou sobre o tema aos trabalhadores que transportam os estudantes e, muitas vezes, podem ter dúvidas em identificar situações de risco. A pedagoga Ana Sbrissa, da Semed, apresentou considerações sobre Inteligência Emocional, enquanto a professora Patrícia Prata, abordou tema motivacional. Participaram cerca de 80 pessoas.

Já os Grupos de Liderança (Grêmios Estudantis, Agentes de Meio Ambiente e Jovens Empreendedores), com apoio dos professores referência, fizeram diversas atividades dentro da escola, a fim de esclarecer sobre o Abuso e Exploração Sexual, muitas vezes presenciada por alguns dos alunos.

A pedagoga Ana Sbrissa orientou os professores com material sobre a temática, porque considera essa uma luta não somente com movimentos, mas que se inicie na educação dos jovens, discutindo e incentivando as denúncias. “Apesar da incredulidade que versa no nosso país, precisamos divulgar e denunciar, para que no fim a justiça vença. A luta ainda é longa, mas não desistimos e precisamos falar com nossos alunos sobre isso”, acrescenta.

De acordo com ela, os professores referência dos Grupos de Liderança desenvolveram a temática por meio de teatro, vídeo, poemas, músicas, artes plásticas, rodas de conversa. “Fizeram de acordo com o desejo dos alunos de se expressarem, para que, de alguma forma, denunciem e lutem por um mundo melhor”, finaliza.

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar