WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/05/2018 - Piau inaugura mais uma escola de educação infantil completando 72 unidades

A rede municipal conta atualmente com cerca de 26 mil alunos

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (17), o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Dirce Miziara, completando, assim, 72 unidades escolares da rede, que atendem, atualmente cerca de 26 mil alunos desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos que atendem a esse nível de escolaridade.

Paulo Piau tem sido reconhecido como o prefeito da educação, por ter realizado tantas reformas e construções de escolas ampliando a rede em cerca de 15 novas unidades, além de mais de 40 melhorias em outras, dando continuidade ao trabalho do seu primeiro mandato. Com isso, Uberaba está em primeiro lugar, em Minas, no ranking da Frente Nacional de Prefeitos, quanto à qualidade da Educação.

"Eu queria fazer muito mais, mas dentro do que podemos, fazemos o máximo. Já atendemos mais do que o MEC pressupõe para 2021. Mas somos mais audaciosos, e queremos colocar todas as crianças de zero a três anos na escola. E para isso peço a presença dos pais e da comunidade na escola", comenta.

Além disso, ele ressaltou que estão sendo construídas mais quatro escolas e mais duas no Residencial Rio de Janeiro.

Durante a inauguração, Piau pediu um minuto de silêncio para a família da professora Silvana e depois agradeceu aos vereadores e as autoridades presentes, inclusive o irmão de Dirce Miziara, o senhor Brasil Miziara Júnior.

A diretora Gismeire Ribeiro contou como a comunidade a acolheu e considera uma grande caminhada para a educação daquelas crianças.

Por motivos pessoais, a secretária de Educação Silvana Elias, foi representada pela secretária adjunta, Mônica Rodrigues, que confirmou o reconhecimento de Uberaba como uma cidade que tem excelentes resultados na educação, indicando que a entrega de uma unidade como essa representa o cuidado com o futuro do nosso país. “É dentro de uma escola como essa que podemos descobrir talentos para a matemática, a música, a literatura, a natação e tantos outros despertares”, ressalta.

Ainda lembrou que a comunidade precisa estar engajada com a escola, mais participativa e chamou os responsáveis para um diálogo aberto com toda a equipe da escola e da Semed, no intuito de ajudarem a cuidar do bem público, dando soluções, apresentando ideias.

Esteve presente a primeira-dama Heloísa Piau, a vice-primeira-dama Marilene Ripposati, o ex-deputado Estadual Tony Carlos, Marcos Jammal, Luiz Humberto Dutra presidente da Câmara Municipal e demais vereadores. 

O Cemei Professora Dirce Miziara tem capacidade para cerca de 220 crianças em tempo parcial, estendendo esse atendimento a cerca de 200 famílias. O valor total da obra, realizada dentro do planejamento do Residencial Isabel do Nascimento, pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades, é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Dirce Miziara foi professora, teóloga, socióloga e nasceu em Uberaba, cursou o ginasial em Santo André e se formou em Magistério, no Rio de Janeiro. Em Uberaba, lecionou no extinto Colégio São Tarciso, propriedade da família Miziara, e atuou no ensino básico, nos colégios Nossa Senhora das Dores e Marista Diocesano, onde iniciou os estudos em teologia.

Na década de 1970 cursou pedagogia, na Faculdade de Ciências e Letras São Thomás de Aquino. Posteriormente, tornou-se professora desta faculdade e das Faculdades Integradas de Uberaba, atual Uniube. Tornou-se também assistente do monsenhor Juvenal Arduini, com quem trabalhou por 20 anos. Depois de cursar pós-graduação em sociologia, pela PUC, teve atuação importante na criação e manutenção de Centros Acadêmicos.

Dirce Miziara exaltava o privilégio de ter convivido com Paulo Freire e de ter sido aluna de Marilena Chauí e sempre atuou acreditando que a aula era o exercício do diálogo. Ela faleceu aos 81 anos, no dia 25 de julho de 2017, em Uberaba.

Monica Cussi

SEMED/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar