WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

11/05/2018 - Arquivo Público lança inventário em formato e-book com lista de todos os documentos sobre escravidão e pós-abolição em Uberaba

Data escolhida para o lançamento foi 13 de maio, data da abolição da escravidão no Brasil

 

Superintendência de Arquivo Público e-book “Catálogo Documental para o Estudo da Escravidão e Pós-Abolição em Uberaba - 1815 a 1915”, no dia 13 de maio, data em que se comemora a abolição da escravidão no Brasil. E-book conta com inventário de todos os documentos sobre o período da escravidão em Uberaba, desde processos criminais, batismos até notícias de jornais.

 

A superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik, explica que o objetivo é valorizar os documentos, além de atender a grande procura de documentos referentes à escravidão, pelos alunos das universidades e faculdades de Uberaba e Região. “O catálogo soma aproximadamente 600 páginas, com listagem de documentos e uma breve descrição de cada um, com sistema de busca rápida (OCR) para facilitar a consulta e pesquisa. Até quem estiver fora do Brasil poderá acessar o que temos aqui”, destaca Zednik.

 

A digitalização de documentos para facilitar o acesso e a preservação documental está sendo realizada pela Superintendência do Arquivo Público de Uberaba desde 2016, quando foram digitalizados vários jornais, entre eles, o Gazeta de Uberaba, de 1879 a 1915, período que contém informações acerca das lutas abolicionistas e pós-abolição.

 

O “Catálogo Documental para o estudo da escravidão e Pós-abolição em Uberaba - 1815 a 1915”, estará disponível a partir do dia 13 de maio nos seguintes links: https://goo.gl/DQL9rb e https://goo.gl/vZ9wa5.

 

Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar