WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/05/2018 - Uberaba é considerada referência na prática pedagógica para alfabetização em encontro em Uberlândia

Uberaba foi considerada referência na capacitação dos Coordenadores do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu nos dias 08 e 09 de maio, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação apresentaram os instrumentos de trabalho utilizados na rede e se destacaram com os resultados e práticas mostrados.

Kátia Cilene, coordenadora do Pnaic em Uberaba, afirma ter sido um momento relevante para o município, já que das 82 cidades presentes, Uberaba se destacou pela qualidade das ferramentas mostradas no encontro. Além disso, a cidade ainda apresenta um cenário favorável, pela organização dos dados no Sistema de Ensino, já que poucas cidades possuem. Durante a capacitação, Uberaba foi considerada referência na prática pedagógica, com os devidos avanços na organização e atenção aos educandos e à comunidade envolvida.

A equipe mostrou todos os instrumentos aplicados no Pnaic, como regimentos, Plano de Gestão, matrizes curriculares e atividades, como o “Leitura ao pé da árvore... pé de que?”, da Educação Infantil e contação de histórias do Ensino Fundamental, com declamação de poesia.

As reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica em Uberaba mostram que a Secretaria de Educação tem prezado pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê atenção maior para a educação infantil. Atualmente, a rede conta com 73 unidades escolares e 26 mil alunos, sendo que cerca de 10 mil deles são para a educação infantil (incluindo as instituições conveniadas, as quais o município atende).

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar