WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

08/05/2018 - “Faça Bonito” celebra Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Uberaba

Campanha buscar orientar sobre sinais de abuso e onde denunciar
 
Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) e demais Secretarias afins, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau) e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescentes (SGDCA), promovem campanha de conscientização em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. Com o tema “Faça Bonito”, o objetivo da Campanha é conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e combater o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.
 
As atividades começam nesta sexta-feira (11), na Creche Espírita Melo de Jesus, na R. Maestro José Maria, 409, onde acontecerá um encontro com gestores das creches de Uberaba para apresentação do fluxo de encaminhamento em casos de abuso sexual no município.
 
Michelle Carvalho, gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), explica que esse encontro e outros dois, no dia 25 de maio, com os gestores das Escolas Municipais, irão orientar os responsáveis dessas instituições sobre as portas de entrada para a proteção das vítimas. “São dois fluxos, para casos até 72 horas e outro para após 72 horas. Por serem pessoas que estão mais no dia a dia da criança e do adolescente, iremos fazer esse trabalho para elas saberem identificar casos de abuso e as formas de encaminhamento, unidades de referência e onde denunciar, que é o mais importante”, destaca Carvalho.
 
Na tarde do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ação acontece no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), das 14h às 16h, com uma tarde de educação e recreação, com a participação de escolas, instituições da sociedade civil e parceiros.
 
De acordo com a gerente do CREAS, este evento busca conscientizar as crianças e adolescentes envolvidas para evitar que elas se tornem vítimas. “Não podemos trabalhar apenas com ‘apagar o fogo’, ensinar as crianças a dizerem não e a procurarem ajuda, trabalhar com prevenção também é importante. Por isso, essa atividade é aberta ao público em geral, mas a nossa preocupação são crianças e adolescentes, com quem realizaremos várias atividades lúdicas, com o foco em prevenção”, ressalta Carvalho. A data ainda serve para marcar o início de um conjunto de ações contínuas de conscientização sobre o combate ao abuso, que irá até maio de 2019, chamando as instituições da sociedade civil para agirem contra a violência contra crianças e adolescentes.
 
Além destas ações, serão realizadas blitze educativas nos dias 14, 15, 16, 18, 21 e 24, em parceria com o Maio Amarelo 2018, em que será distribuído material explicativo sobre a história do 18 de maio, além de orientações sobre o que é abuso, quais as formas de abuso, quais os sinais a serem reconhecidos e onde denunciar. No dia 14, a Blitz será no Terminal Oeste, das 11h às 13h, enquanto no dia 15, será das 15h30 às 16h30 no Shopping Uberaba. Já no dia 16, a Blitz será das 09h às 11h, na Rua Saldanha Marinho com Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, e no dia 18, das 11h às 13h, no Terminal Leste. No dia 21, a Blitz educativa em parceria com o Maio Amarelo será na BR-050, das 09h às 11h e no dia 24, no mesmo horário, no Posto policial da 5ª CIA Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
 
Para mais informações sobre a Campanha, a população pode entrar em contato pelo (34) 3317-1500, telefone do CREAS, que atende das 08h às 18h (segunda à sexta) e (34) 3332-3737, telefone do COMDICAU.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar