WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/05/2018 - Museu dos Dinossauros se transforma em sala de aula

Alunos da rede municipal fazem oficina de Preparo de Fósseis e Réplicas de Dinossauros
 
Alunos do Tempo Integral II, da Escola Municipal Frederico Peiró, em Peirópolis, participam, às sextas-feiras, de uma oficina interdisciplinar, de Preparo de Fósseis e Réplicas de Dinossauros, ministrada pelo preparador de fósseis do Museu Paleontológico, João Ismael da Silva.
 
A oficina é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Fundação Cultural e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os estudantes usam o espaço do laboratório do Museu e da escola.
 
De acordo com Sheila Messias, diretora da escola, o objetivo é trabalhar o Patrimônio local oportunizando aos alunos conhecerem o trabalho feito no laboratório do Museu e conhecer mais sobre os fósseis de dinossauros encontrados na região, bem como aprender a fazer as réplicas.
 
“Aqui temos o privilégio de contar com uma região rica em pesquisa e oportunidade de conhecimento. Aliar a nossa trajetória pedagógica com o local em que vivemos é transformar o nosso modelo de aprendizagem, estabelecendo uma ferramenta interdisciplinar inigualável. Assim, mostramos que é possível fazer educação pública de qualidade, com parcerias e aproveitando os recursos que temos”, considera a diretora.
 
Sítio Paleontológico - Uberaba destaca-se como o único sítio paleontológico brasileiro em que foram encontrados ovos de dinossauros completos. Há até um dinossauro com o nome de Uberabasuchusterrificus, o terrível crocodilo de Uberaba, que ganhou o nome em homenagem à terra onde foi descoberto e viveu há mais de 70 milhões de anos. Em março de 2001 o museu inaugurou a maior réplica de um dinossauro brasileiro. Em formato de painel tridimensional, mostra o lado esquerdo de um Titanossauro adulto.
 
O Museu dos Dinossauros tem um acervo de mais de 1,5 mil fósseis encontrados na região. Há exemplares de dinossauros carnívoros, herbívoros, quelônios, crocodilomorfos, lagartos, sapos, peixes, moluscos, além de microfósseis de plantas.
 
Monica Cussi
Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar