WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

28/04/2018 - Autor de livros didáticos e professor de matemática, Luiz Roberto Dante falou sobre a BNCC para professores

A palestra, promovida pela Semed, abordou a nova Base Nacional Comum Curricular e a matemática
 
O professor Luiz Roberto Dante fez ontem palestra sobre o tema "Apresentação da nova BNCC no âmbito geral e da matemática", direcionada a professores do ensino fundamental, abordando questões relacionadas à Base Nacional Comum Curricular, dentro da área do pesquisador: a matemática.
 
Durante a tarde, o professor Dante e a consultora da editora Somos Educação (Ática), Tatiana de Sousa Nunes, estiveram na Secretaria Municipal de Educação, que promoveu o evento, por meio da Diretoria de Ensino/Casa do Educador e foi recebido pela diretora Maria Inez De Martino Prata.
 
De acordo com ele, o conceito de ensino da matemática já vem sendo reavaliado e remodelado há algumas décadas. “A palavra mais comum na BNCC é ‘protagonismo juvenil’, que significa deixar que o aluno pense por ele próprio, analise e teste por ele mesmo”, além disso, ainda comenta sobre a necessidade de alertar ao professor que a BNCC é apenas a base, que é um direcionamento para chegar a outra realidade no ensino-aprendizagem, de acordo com o perfil de cada aluno, escola e localidade.
 
Dante também explica o que as pesquisas demonstram sobre a dificuldade dos alunos em interpretar o conteúdo do problema. “Expressões aritméticas longas foram banidas na BNCC, precisamos de outras habilidades na aplicação da matemática”, diz.
 
O recado do professor Dante é para o profissional da educação ficar atento em criar oportunidade para o aluno pensar sobre o que ele está fazendo. No caso da matemática o aluno precisa compreender conceitos, contando que o professor saiba responder os porquês.
 
A assessora pedagógica da Semed, Vânia Sene, considera o professor Dante como uma referência para o trabalho dela com a nova proposta do ensino da matemática. “A partir do livro dele, passei a gostar de matemática e fazer com que os alunos também gostassem. Nos assessoramentos às escolas, sempre indica para os professores da disciplina, o livro de autoria dele, “Didática de Resolução de Problemas”, completa.
 
Dante - O professor Luiz Roberto Dante,ex-goleiro do São Paulo, se destacou no futebol e nos estudos, condição dada pela mãe dele ao deixá-lo jogar. Após deixar a carreira esportiva, ele se dedicou exclusivamente a educação matemática, sendo considerado um dos educadores mais conceituados da área, no país. Ele é livre-docente em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro, SP; doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática, pela PUC-SP; mestre em Matemática pela USP. É autor de diversos livros didáticos e paradidáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio.
 
BNCC - No dia 6 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação. O CNE realizou audiências públicas regionais em Manaus, Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília, com caráter exclusivamente consultivo, destinadas a colher subsídios e contribuições para a elaboração da norma instituidora da Base Nacional Comum Curricular.
 
O produto desses encontros resultou em 235 documentos protocolados com contribuições recebidas no âmbito das audiências públicas, além de 283 manifestações orais. Em 22 de dezembro de 2017 foi publicada a Resolução CNE/CP nº 2, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.  Lembrando que a BNCC aprovada se refere à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, sendo que a Base do Ensino Médio será objeto de elaboração e deliberação posteriores.
 
Monica Cussi
Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar