WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

21/04/2018 - Mais uma edição do Projeto Portas Abertas está com inscrição disponível no site da PMU

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Departamento de Proteção Social Básica, promove mais uma edição do Projeto Portas Abertas, desta vez para falar da Educação ao longo da vida para a pessoa com Deficiência e a Síndrome de Burnout.

Keila Afonso Rezende Silva, coordenadora do Projeto Portas Abertas ressalta que os temas são sugeridos pelas pessoas que acompanham o projeto e pela necessidade de ampliar os conhecimentos da população sobre assuntos que facilitarão a inclusão social da pessoa em situação de vulnerabilidade. “Todas as pessoas estão convidadas e esperamos ampliar ainda mais o nosso público. O Portas Abertas não é exclusivo aos CRAS, ele é um projeto que percorre as escolas e a comunidade, atendendo um publico variado e as pessoas estão atuando com os conhecimentos que adquirem nas palestras e estão olhando a inclusão e a exclusão de uma maneira diferente, repensando suas posturas e atitudes”, afirma a coordenadora do Projeto.

Esta edição do Projeto Portas Abertas acontece dia 3 de maio, Casa dos Conselhos, Rua Arthur Machado, 553, Centro, das 08h às 11h e já está com as inscrições abertas no site da Prefeitura de Uberaba, www.uberaba.mg.gov.br, ou ainda pelo link https://goo.gl/gRJKaL.

O palestrante Alex Abadio Ferreira, coordenador clínico da APAE, pontua que uma das potencialidades do princípio da “aprendizagem ao longo da vida” é que ele quebra uma visão estanque da educação, dividida por modalidades, por ciclos. Para ele se a educação e a aprendizagem se estendem por toda a vida, desde o nascimento até a morte, significa que a educação e a aprendizagem não se dão somente na escola e nem no ensino formal. “Trata-se de uma educação como um processo ligado à vida, ao bem viver das pessoas, à cidadania. Não é um processo ligado apenas às Secretarias de Educação, ao MEC, mas aos movimentos sociais, populares, sindicais, às ONGs, reafirmando a educação, a aprendizagem como uma necessidade vital para todos e todas, um processo que dura a vida inteira. O direito ao aprendizado por toda a vida acentua a articulação entre a educação de jovens e adultos e a educação especial”.

E a palestrante, psicóloga Ana Luiza de Araújo Torres que abordará o tema Síndrome de Burnout, comenta que o trabalho representa um papel central na vida da maioria das pessoas, e é possível observar a competitividade e insegurança existentes nesse âmbito, o que permite afirmar que a síndrome de Burnout - esgotamento profissional, afeta á todos direta ou indiretamente. “Através deste encontro proposto pelo projeto Portas abertas, poderemos refletir sobre as origens, sinais, sintomas, afim de buscar a prevenção. Esse projeto se mostra como sendo muito importante por propor reflexões e troca de experiências sobre diversos temas para a população, que se transformarão em aprendizagem para a vida”.

Ana Paula Neves

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar