WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/04/2018 - Aula inaugural de curso de relações étnico-raciais traz professor Benjamin Xavier a Uberaba

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Casa do Educador, realiza no dia 20 de abril, a partir das 8h, no anfiteatro do Sindicato Rural de Uberaba, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais, em parceria com as universidades UFU e UFTM e Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial.

A secretária de Educação, Silvana Elias, considera a formação um instrumento para a construção de uma escola mais crítica e reflexiva, no direcionamento do respeito à diversidade, assunto muito discutido e que vem sendo implantado como mecanismo de humanização e transformação nas escolas municipais de Uberaba.

A capacitação tem objetivo de promover a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cumprindo também os critérios da Lei Federal nº 10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena nos currículos das instituições de ensino.

A aula será ministrada pelo professor Benjamin Xavier de Paula (UFU), um dos coordenadores do curso, que é autor de publicações sobre o tema e tem experiência em diversas áreas, entre elas História e Cultura Afro-brasileira e Políticas Educacionais.

Durante o curso, que acontece até dezembro de 2018, profissionais da Fundação Cultural de Uberaba estarão ministrando oficinas relativas ao tema. Em um dos pontos de destaque da programação, de 15 a 22 de julho, os alunos participarão de uma vivência em comunidade quilombola, em Paracatu (MG). Haverá também Seminários Temáticos, estudos orientados e divulgação científica.

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar