WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

13/04/2018 - Uberaba recebe Manual Operativo do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande

Plano tem direcionamento de atividades necessárias na bacia para gestão dos recursos hídricos
 
Secretario Adjunto de Meio Ambiente de Uberaba e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande (CBH-GD8), Marco Túlio Machado Borges Prata, recebeu nesta quinta-feira (12) Manual Operativo (MOP), ferramenta criada pela Agência Nacional de Águas (ANA) para subsidiar a implementação dos planos de recursos hídricos. Participaram do evento, Danilo Chaves, representando o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, secretários de Meio Ambiente das cidades da área de abrangência do Comitê, Polícia Militar de Meio Ambiente e o coordenador de instâncias Colegiada da ANA, Volney Zanardi.
 
O evento faz parte de uma série de seminários regionais para discutir o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH GRANDE). Os encontros acontecem em Ribeirão Preto (SP), Uberaba (MG), Passos (MG), Lavras (MG), Pouso Alegre (MG) e São José do Rio Preto (SP) respectivamente em 10, 12, 24, 25 e 26 de abril e 3 de maio.
 
Marco Túlio destaca que a reunião marca a entrega de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos e é o principal instrumento de gestão de recursos hídricos da Bacia do Rio Grande. “Ele tem um levantamento minucioso de dados ambientais, sociais e econômicos da bacia e um direcionamento daquilo que é necessário fazer nessa bacia hidrográfica. Agora, a gente leva para o Comitê do Baixo Rio Grande aprovar. É uma discussão longa para o Comitê chancelar e aprovar esse plano. Depois vem o cadastramento dos usuários e cobrança pelo uso de recursos hídricos e todos os outros instrumentos de gestão para serem colocados em prática”, explica o secretário adjunto da Semam.
 
Com mais de 143 mil km² de área de drenagem, a bacia hidrográfica do rio Grande fica na Região Hidrográfica do Paraná e tem 60,2% de sua área em Minas Gerais e 39,8% em São Paulo. Cerca de 9 milhões de habitantes vivem nos 393 municípios da bacia e a região é marcada por trechos de Cerrado e Mata Atlântica. Na bacia do Grande há 12,37% de recursos hídricos de domínio da União (neste caso, os interestaduais), 51,4% de Minas Gerais e 36,23% de São Paulo. O rio Grande nasce na Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas (MG), numa altitude de 1980 metros, e forma o rio Paraná ao se encontrar com o rio Paranaíba na divisa entre Santa Clara do Oeste (SP) e Carneirinho (MG).
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar