WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/04/2018 - Alunos da EJA são aprovados no Encceja que possibilita o ingresso no ensino médio e superior

Dona Engrácia Aparecida Arruda do Nascimento, de 70 anos, aluna do Centro de Atenção ao Educando Jovem e Adulto (Caeja), foi uma das estudantes da rede municipal a conseguir aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Ela e mais alguns, dos cerca de 1.100 alunos que frequentam as aulas em 15 unidades, conseguiram a certificação do ensino fundamental e médio. Helione Dias, chefe do departamento da EJA, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica ser um exame que possibilita aos alunos ingressarem na próxima etapa da vida escolar, em curto prazo.
 
Ela ressalta a importância desta conquista para os alunos da rede, visto que eles cursam na EJA, do 6 ao 9º ano e já conseguiram ser aprovados em exame do ensino médio. “Isso mostra a qualidade do nosso trabalho e compromisso em cumprir uma das 11 metas do Plano Decenal de Educação Municipal”, diz.
 
A aluna Adriana da Silva, de 34 anos, da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, conta que esteve afastada dos estudos durante muitos anos e, em 2017, voltou a cursar a EJA. Agora, ela conseguiu aprovação na prova do Encceja e continuará o ensino médio na rede estadual, para alcançar o sonho de ser engenheira civil. “O incentivo da escola, dos professores, os ensinamentos foram essenciais na hora de responder as questões e foi o que me ajudou a ter êxito”, considera.
 
Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era utilizado para conceder os diplomas, mas deixou de ter esta função em 2017. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.
 
Monica Cussi
Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar