WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/03/2018 - Alunos elegem representantes para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

As escolas municipais de ensino fundamental terminam hoje, quarta-feira (28), as conferências internas, etapa obrigatória para a participação de Uberaba na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília no mês de junho.
 
No cronograma, o primeiro momento deverá mobilizar escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. As conferências foram realizadas pelos alunos, incentivados pelo grupo de Agentes de Meio Ambiente (Grupo de Liderança), além da colaboração direta de professores de disciplinas como ciências, geografia e dos gestores.
 
Em cada escola onde as conferências aconteceram, foram eleitos um delegado e um suplente. Os estudantes também prepararam um documento com a proposta para a Conferência Municipal, datada para 26 de abril.
 
Segundo Gleicemar Barcelos, chefe do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, a conferência promove o processo democrático e participativo na comunidade escolar, refletindo e dialogando sobre uma questão tão importante como a água.
 
Um dos pontos mais relevantes da ação, como ela conta, são as vertentes encontradas durante as conferências escolares, em que cada comunidade identificou os principais problemas relacionados à água, como desperdício, armazenamento de água da chuva, lixo na cachoeira e reaproveitamento.
 
O processo foi dividido em quatro etapas: a Conferência na Escola, sendo a data limite até dia 31 de março de 2018; depois a Conferência Regional/Municipal seguida da Conferência Estadual, até o dia 09 de maio e, finalizando, com a Conferência Nacional, de  15 a 19 de junho de 2018, contando com a participação de aproximadamente 460 delegados e delegadas, na faixa etária entre 11 e 14 anos, que participaram do processo em suas escolas, nas Conferências Regional/Municipal e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses estudantes vão aprofundar a temática da água, socializar os projetos e participar de oficinas e atividades culturais.
 
A ação contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. A iniciativa é do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, reiterando o compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos 15 anos.
 

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar