WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

25/03/2018 - Fórum Mundial da Água em Brasília é oportunidade para trazer inovações para Uberaba

Secretário adjunto de Meio Ambiente busca novidades para aplicar na gestão hídrica do município
 
Reuniões marcam agenda de Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges, durante 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, que ocorreu entre os dias 18 e 23 de março. Representando a Prefeitura Municipal de Uberaba, Marco Túlio, participou de reuniões com várias Comissões, aproveitando o momento, para discutir gestão de recursos hídricos no contexto de Uberaba, uma vez que o município faz parte de três Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH): Baixo Rio Grande (GD8), Rio Araguari (PN2) e Baixo Paranaíba (PN3), além do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio Grande.
 
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".
 
O Secretário Adjunto está em Brasília desde o dia 16, devido o lançamento da Frente Parlamentar da Revitalização dos Rios Brasileiros. “Estivemos com vários deputados e senadores durante a semana, conversando sobre a questão de recursos hídricos, dos projetos de revitalização de bacias hidrográficas, principalmente do projeto de microbacias de Uberaba. Fora a participação no Fórum, em que as palestras e rodas de discussões foram muito importantes para buscarmos conhecimentos e trazer novidades para implementar nas proporções de Uberaba”, explica Marco Túlio.
 
Entre os compromissos, no dia 20, o secretário adjunto participou de reunião com a Presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, para discutir a gestão de recursos hídricos e de revitalização de bacias hidrográficas. Já na quarta-feira (21), a Coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas reunião com a Presidente da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias Ferreira, para discutir o fortalecimento dos Comitês e do Programa Produtor de Águas, no qual Uberaba está inserido.
 
O Programa tem como foco o estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltados à proteção hídrica no Brasil, apoiando, orientando e certificando projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural.
 
“É muito importante nossa participação no Fórum, pois terão discussões globais sobre a racionalização de uso de água, gestão de recursos hídricos e do ecossistemas, além de uma série de ações políticas e tratados internacionais que estão sendo firmados em torno do sistema de recurso hídrico. Uberaba está inserido nesse contexto, com um peso grande, pois fazemos parte de três bacias hidrográficas e precisamos estar presentes, acompanhando as inovações para aplicar na nossa gestão”, destaca Marco Túlio.
 
Já nesta quinta, dia 22, a reunião foi com a deputada Raquel Muniza, presidente da Comissão Especial da Crise Hídrica em Minas Gerais, cuja pauta foi a inserção dos Comitês de Bacias Hidrográficas e dos municípios nas discussões da Comissão e ampliação da mesma.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar