WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/03/2018 - 1º Seminário Municipal da Rede de Proteção ao Educando reuniu mais de 300 participantes nesta sexta

Aconteceu nesta sexta-feira (23), no Centro Administrativo da PMU, o 1º Seminário Municipal da Rede de Proteção ao Educando, com o tema "Tecendo a Rede socioassistencial ao Educando do Município de Uberaba". A abertura contou com a presença do prefeito Paulo Piau, a secretária de Educação Silvana Elias, o secretário de Saúde Iraci Neto e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, além da promotora da Família Dra. Miralda Dias Dourado de Lavor, e o juiz da 1ª Vara da Família, Dr. Fausto Bawden de Castro Silva. O evento reuniu cerca de 337 participantes inscritos e teve a presença da comunidade escolar e profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Saúde (SMS), Educação (Semed), Judiciário/Ministério Público, entidades do 3º setor, universidades e comunidade em geral.

Na ocasião, o prefeito Paulo Piau destacou a iniciativa salientando que o poder público tem obrigação de cuidar das crianças, objetivando sempre a melhora dos serviços prestados. “Agradecemos a Secretaria de Educação, que vem fazendo este trabalho com muita competência, e também ao poder Judiciário que se faz presente na mediação de conflitos. Temos que nos manter sempre em busca de novas soluções e por isso parabenizamos a todos os envolvidos, que estão aqui trabalhando com muito carinho por uma Uberaba de qualidade”.

A secretária de Educação, Silvana Elias, explicou que um dos objetivos do evento é poder buscar caminhos de trabalhar de forma mais integrada. “Em torno de um cidadão existem diversas possibilidades de políticas sociais que precisam se agregar para que ele possa ser atendido de forma mais integral. Nós temos uma visão muito fragmentada de homem e natureza, e uma visão fragmentada de política social. Então não cabe mais só à Educação, Saúde ou Assistência Social. Cabe a todos fazerem a diferença integrando para otimizar recursos e atender de fato ao cidadão”.

No período da manhã os participantes tiveram uma reflexão proposta pela secretária Silvana Elias acerca da construção e fortalecimento da rede de Proteção do Educando. Logo depois foi feita uma mesa-redonda com representantes do poder judiciário, discutindo as ferramentas da Promotoria de Família e Juizado da Infância e Juventude. À tarde, a mesa foi composta com representantes de cada segmento relacionado à rede dentro da Seds, SMS, Conselho Tutelar e Educação, por meio do Departamento de Projetos Especiais/Seção de Assistência ao Educando.

A promotora da Família, Dra. Miralda Dias Dourado de Lavor, destacou a importância da iniciativa do evento e falou sobre o trabalho da Promotoria de Família. “Nossa atuação é eminentemente judicial, ou seja, em processos que tramitam na justiça. Porém temos uma pequena atuação extrajudicial, e dentro disso temos desenvolvido trabalhos que podem ajudar nesta rede. Formar esta rede de proteção é importante para dialogar com os profissionais de educação, para que eles nos encaminhem demandas em nossas linhas de trabalho. Temos feito avanços principalmente na prevenção de casos judiciais, que é a nossa função”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar