WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/03/2018 - Eleições dos Grêmios Estudantes movimentam escolas municipais

Quase 7 mil estudantes de 30 escolas municipais de Uberaba participam das eleições para escolha de novos representantes para os grêmios estudantis. As votações começaram na terça-feira (13) e terminam na próxima semana. Até o momento, 25 escolas promoveram as votações com a participação dos alunos do 6º ao 9º.

“O processo eleitoral é um trabalho de formação dos meninos para o exercício da cidadania, que permite que eles vivenciem a prática de uma participação efetiva na gestão escolar com responsabilidade e transparência”, disse a chefe do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Gleicemar Barcelos.

Propostas

Na Escola Municipal Frei Eugênio, a eleição movimentou a unidade por mais de duas semanas. Os estudantes se prepararam para o momento da votação e analisaram cada uma das 9 chapas concorrentes. Em todas as escolas, as propostas apresentadas, pelos candidatos, tem surpreendido alunos e professores. As sugestões vão desde a retomada de aulas práticas em laboratórios, implantação de veículos de comunicação nas escolas até à implantação de medidas sócio-educativas, como forma de punição, em casos de indisciplina. 

Processo eleitoral

As eleições nas escolas seguiram os padrões de uma eleição oficial com registro da assinatura de cada eleitor e voto secreto. Este ano, 5 unidades vão realizar a votação, por meio de um aplicativo que simula a urna eletrônica. Todos os detalhes foram preparados para que os alunos tivessem a experiência de ser eleitor e candidato, desde a apresentação dos projetos até o dia da eleição e a entrega do comprovante de votação.  

“O contato com o processo político eleitoral dá aos estudantes a noção de democracia, representatividade e principalmente o conhecimento sobre o voto consciente e quais o encaminhamentos legais para propor ações de melhoria para todos”, destacou Gleicemar.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar