WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/03/2018 - Grêmios Estudantis das escolas municipais realizam eleições nesta terça - feira

Alunos do 6º e 9º ano irão às urnas nesta terça – feira (13) para elegerem os novos representantes dos Grêmios Estudantis. A votação será realizada nos períodos da manhã e tarde nas 30 unidades escolares da rede municipal de ensino. Os Grêmios foram implantados nas instituições a pedido do prefeito Paulo Piau, em 2013 e tem como propósito promover o exercício da democracia e cidadania entre os estudantes.

Desde o início do mês, os alunos iniciaram campanha dentro das escolas apresentando as propostas de cada chapa que concorre ao pleito. Por meio de cartazes, debates e participações na rádio escola, os candidatos puderam expor as ideias para garantir o voto dos eleitores. Os Grêmios são constituídos por dez alunos, que se dividem em diretorias. Juntos tratam de assuntos relacionados à cultura, esportes, comunicação, meio ambiente, entre outros.

Segundo Gleicemar Barcelos, chefe do departamento de Projetos Especiais da Semed, as eleições serão acompanhadas por uma Comissão Especial, desde a votação até a apuração final. Este ano, nas escolas Frederico Peiró, Celina Soares de Paiva, Joubert de Carvalho, Sebastião Leal e escola Uberaba, a escolha dos alunos será feita por meio de um aplicativo que simula a urna eletrônica. Nas unidades onde houver a participação de apenas uma Chapa, os novos representantes serão eleitos por aclamação.

A solenidade de posse dos novos gremistas será realizada no dia 27 de Março, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. Gleicemar explica que a nova diretoria tem um ano para pôr em prática as ações propostas em campanha.

“Os gremistas terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Poder Executivo e Legislativo, por meio de visitas à Câmara e à Prefeitura, além de outras instituições como o Fórum, por exemplo. O objetivo é o resgate da importância do coletivo, que os meninos exercem um papel de liderança dentro da escola, como preparação para a vida em sociedade”, justificou.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar