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Educação e Cultura

10/03/2018 - Semed retoma Projeto Educação para o Sus em escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde retoma a partir da próxima semana as atividades do Projeto “Educação para o uso do Sus”. A princípio, duas unidades da rede municipal de ensino serão atendidas pelo projeto, a escola Artur de Melo Teixeira, no Conjunto Uberaba I e Niza Marquez Guaritá, no bairro Manoel Mendes.

A proposta foi implantada em 2017, a pedido do prefeito Paulo Piau e tem como objetivo divulgar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde, no município. Segundo Priscila Rodrigues Amorim, das seções de Saúde na Escola e Tempo Integral II, a ideia é levar as informações para a comunidade, por meio dos estudantes.

O projeto funciona em duas etapas, na primeira delas, o profissional da SMS trabalha o conteúdo do programa com os professores, que tem o papel de desenvolver atividades pedagógicas relacionadas ao tema. Cerca de 300 alunos com idade entre 9 e 10 anos recebem orientações sobre quais os serviços estão disponíveis na rede pública de saúde e onde eles são oferecidos à população.

“As crianças ficam sabendo, por exemplo, dos serviços oferecidos para a saúde da mulher, para a saúde do homem, sobre vacinação, entre tantos outros serviços do SUS. O objetivo é que isso reflita dentro da família desses estudantes e que a informação chegue até os pais, tios e avós. Percebemos que muitos deles buscam por alguns serviços nos lugares errados, prejudicando o atendimento”, justificou Priscila.

A escola Niza Marquez Guaritá dará início ao programa, na próxima semana, com a primeira reunião entre professores e o profissional da SMS. Já a Escola Artur de Melo seguirá com a segunda etapa do projeto, com as ações voltadas para os alunos. “A meta que o projeto seja executado em todas as unidades da rede municipal de ensino e nós acreditamos que esse trabalho irá refletir de forma positiva no atendimento dos órgãos públicos de saúde”, finalizou.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

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