WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/03/2018 - Educação apresentará propostas para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

O Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação começou a traçar ontem (1º), em reunião na Casa do Educador, plano de trabalho a ser apresentado na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em junho, em Brasília. No cronograma, a primeira etapa deverá mobilizar escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A ação contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

A iniciativa é do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, reiterando o compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos 15 anos.

Gleicemar Barcelos, chefe do departamento, considera que o desafio será lançado aos Grupos de Liderança, especialmente aos Agentes de Meio Ambiente, que já trabalham com a educação para a sustentabilidade, em 30 escolas de ensino fundamental. Segundo ela, a conferência promove o processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos. Ela ressalta que a Conferência na Escola é um processo pedagógico e não apenas um evento.

Serão quatro momentos: a Conferência na Escola, sendo a data limite até dia 31 de março de 2018; depois a Conferência Regional/Municipal seguida da Conferência Estadual, até o dia 09 de maio e, finalizando, com a Conferência Nacional, de 15 a 19 de junho de 2018, contando com a participação de aproximadamente 460 delegados e delegadas, na faixa etária entre 11 e 14 anos, que participaram do processo em suas escolas, nas Conferências Regional/Municipal e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses estudantes vão aprofundar a temática da água, socializar os projetos e participar de oficinas e atividades culturais.

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar