WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/03/2018 - Secretaria de Educação inicia atividades de Tempo Integral na rede municipal

Oficinas serão oferecidas em três eixos: arte e cultura, esporte e projetos especiais

A Secretaria Municipal de Educação inicia neste mês de março as atividades do Tempo Integral, tanto para os alunos que já estão durante dois turnos na escola, quanto para aqueles cujos pais se responsabilizam por levá-los para a realização das oficinas fora do horário regular. O Tempo Integral terá oficinas realizadas em três eixos: Arte e Cultura, Esporte Educacional e Projetos Especiais.

De acordo com Nilza Pinheiro, inspetora da Semed, as atividades de Tempo Integral compreendem estratégias de aprendizagem, seja pelas características da arte e da cultura, que promovem a sensibilização e a percepção crítica dos alunos, como também o esporte que desperta a integração entre corpo e mente, bem como a disciplina e, também pelas oficinas de empreendedorismo, por exemplo, que ativam o perfil protagonista do adolescente.

Ela ainda destaca a importância da valorização dos profissionais inseridos nas oficinas, com conhecimentos específicos. “Estruturamos o trabalho do Tempo Integral com a consciência de que a educação municipal tem disponibilizado profissionais de alto gabarito, o que faz a qualidade do ensino e da aprendizagem”, diz.

As unidades escolares já definiram as modalidades das oficinas que serão ofertadas, em cada eixo da Educação em Tempo Integral, conforme estipula a Instrução Normativa Nº 0001/2018. O aluno da educação em Tempo Integral II poderá participar de até três atividades ofertadas pela escola, conforme Art. 25 da Instrução Normativa citada.

As ações compreendem uma importante conquista para a comunidade e para o município, visto que atendem, por exemplo, à extensão de horas de atividades dos alunos para até 35 horas por semana, atendendo a itens do Plano Nacional de Educação e do Plano Decenal de Educação, como ressalta Nilza. As atividades são realizadas diretamente nas escolas e nos Cemeas Abadia e Boa Vista.

A inspetora acrescenta que duas escolas municipais, Professor Anízio Teixeira e Joubert de Carvalho, foram contempladas pelo projeto Novo Mais Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar, com acompanhamento pedagógico e atividades nos campos de arte, cultura, esporte e lazer. 

Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar