WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/03/2018 - Escola Municipal é escolhida a participar de avaliação internacional

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes avalia a qualidade da educação e acontece pela primeira vez

A Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão recebeu uma excelente notícia nesta semana, pois dentre pouco mais de 600 instituições escolhidas no Brasil, participará do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-Pisa. Uma avaliação externa internacional que coloca Uberaba e a educação municipal em destaque na região, por ser a primeira vez na história a participar do processo, tão importante para a mensuração da qualidade da educação no mundo. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.

De acordo com Maria Inez Pucci De Martino Prata, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, o Pisa é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, na faixa etária de 15 anos, quando se pressupõe o fim da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. “Ficamos muito surpresos e felizes por uma escola ser escolhida, com representatividade regional. Isso é inédito e poderemos mostrar como Uberaba contribui para a educação de qualidade do nosso país”, pondera.

Ela ainda afirma que a avaliação tem caráter importante para o Plano Nacional de Educação, sendo que a escola escolhida recebe olhar diferenciado do MEC, na liberação de recursos e de investimento básico, por exemplo.

Na Escola Esther Limírio Brigagão, do Bairro Residencial 2000, cerca de 33 alunos nesta faixa etária participarão da prova. O diretor Bruno Inácio se descreve empolgado com a participação em processo com peso internacional. Além disso, ele enfatiza ser um trabalho importante, que se baseará nos critérios educacionais já realizados na escola, cumprindo as metas estabelecidas pelo Pisa. O desafio, segundo ele, “mostrará a educação municipal de Uberaba para o Brasil e para o mundo e fará com que a própria comunidade se aproprie e conheça o serviço público oferecido na cidade”.

Pisa - O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. O Pisa é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo uma coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, a coordenação do Pisa é responsabilidade do Inep.

As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, novamente Matemática; e em 2015, Ciências. Em 2015 também foram inclusas as áreas de Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.

Além de observar tais competências, o Pisa coleta informações para a elaboração de indicadores contextuais que possibilitam relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais. Essas informações são coletadas por meio da aplicação de questionários específicos para os alunos, para os professores e para as escolas.

Os resultados desse estudo podem ser utilizados pelos governos dos países envolvidos como instrumento de trabalho na definição e refinamento de políticas educativas, tornando mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade.

Monica Cussi

Semed /PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar