WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

28/02/2018 - 198 anos de Uberaba será celebrado com calendário de ações especiais

Envolvendo cultura, história, lazer, esporte e responsabilidade social, a Prefeitura realizará diversas ações a partir desta quarta-feira (28) para celebrar o aniversário de 198 anos de Uberaba. O calendário, com inaugurações e eventos especiais, contará com atividades até o domingo e convida toda a população para participar da comemoração.

Hoje (28) o Arquivo Público realiza palestra sobre o Significado do dia 2 de março, aniversário de Uberaba. O evento será às 14h na Superintendência de Arquivo Público, que fica na Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista.

Na quinta-feira (1º) o Arquivo Público lança às 10h, no gabinete do prefeito, o projeto Uberaba Revisitada OnLine, envolvendo um trabalho que conta com 180 imagens especiais. A solenidade também vai marcar o lançamento do e-book “História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central, de Hildebrando Pontes”.

Já às 18h, a Fundação Cultural de Uberaba convida para a reinauguração oficial do Circo do Povo, que está no residencial Rio de Janeiro. As atividades no local já foram iniciadas e contam com oficinas culturais e cursos profissionalizantes. A reinauguração marcará a nova fase do projeto, oferecendo ao público nova lona e estrutura de qualidade e segurança.

No feriado do dia 2, diversas comemorações ocorrerão ao longo de todo o dia em celebração aos 198 anos de Uberaba. No Parque das Acácias, das 8h às 12h, acontece a Festa no Parque, com diversas atividades de esporte e lazer oferecidas pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel). A Secretaria de Serviços Urbanos lançará no evento o Projeto Reviver, cujo objetivo será plantar 200 mil árvores no município.

Também no dia 2, a Fundação Cultural terá programação especial com cultura, música e um novo espaço para o público de Uberaba. Às 16h acontecerá a inauguração da nova sede da Escola de Cultura e Arte de Uberaba – ECAU. O novo espaço, que sediará aulas gratuitas de modalidades como música, dança, artes cênicas e artes plásticas, estará localizado na rua Martin Francisco, 99 - Bairro Estados Unidos.

Já a noite a comemoração será no Teatro Sesi, e a Fundação Cultural com a parceria do Centro Cultural SESIMINAS convida o público para um concerto especial da Orquestra Municipal de Uberaba e convidados, em uma grande homenagem aos 198 anos da cidade e à cultura popular local. Em seguida o show será com o violeiro Chico Lobo. Com mais de 30 anos dedicados à viola caipira - 10 cordas, ele é apontado pela crítica como um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de valorização e divulgação deste instrumento típico, no cenário nacional e internacional. A entrada para o evento é gratuita, respeitando a capacidade do espaço.

Domingo no Parque das Barrigudas – Ainda movimentando a comemoração do aniversário da cidade, no domingo o Codau e Prefeitura comemoram aniversário de Uberaba com a abertura do projeto “Domingo no Parque das Barrigudas”, que integra o programa socioambiental e cultural o ‘Codau Cultural’.

A iniciativa, que tem como objetivo oferecer mais uma opção cultural de qualidade e gratuita para a população uberabense, aos domingos, acontecerá no espaço do Codau na Univerdecidade. O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura de Uberaba, Fundação Cultural e as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Fundação de Esporte e Lazer.

O primeiro evento, deste dia 4 de março, será das 9h às 15h. A comemoração contará com uma programação musical diversificada, recreação para as crianças e ações de educação ambiental. Nesta primeira edição os visitantes poderão conferir a apresentação da Banda Sinfônica Jovem Músico, com um tributo à música brasileira, a Cia Municipal de Dança de Uberaba, com o espetáculo Brasilidades, e show com as bandas Bquatro, Mané Galinha e Big Moffo.

Diversas ações de educação ambiental e brincadeiras para as crianças também estão programadas, como a gincana ecológica. O Parque receberá diferentes equipamentos de lazer como pula-pula, tobogã e piscina de bolinhas. O CETA fica na Av. Randolfo Borges Júnior, 1000, na Univerdecidade.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar