WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/02/2018 - Rede municipal aplica avaliação diagnóstica de acordo com necessidades dos alunos

Objetivo é planejar o trabalho pedagógico nas unidades escolares

Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, nesta semana, avaliação diagnóstica com os 25 mil alunos da rede municipal, seguindo critérios pedagógicos para aplicar aos alunos. De acordo com a diretora de Ensino, Maria Inez De Martino Prata o processo acontece no primeiro mês após o acolhimento das crianças e adolescentes, com a finalidade de nortear o planejamento das escolas e professores para o trabalho em sala de aula, em 2018.

A avaliação acontece em três modalidades: para a educação infantil, por meio de relatórios pedagógicos (observação e análise); para o ensino fundamental, com itens de acordo com as matrizes curriculares e no esporte educacional, que avalia o desenvolvimento físico dos alunos. O diagnóstico é feito a partir de conhecimentos do ano anterior. “É uma ferramenta para dar suporte ao professor na elaboração de atividades com os alunos, de acordo com as características pedagógicas que precisam ser trabalhadas”, diz.

O planejamento para a educação infantil, por exemplo, deverá ser elaborado a partir da realidade da turma e da unidade, envolvendo diferentes atividades e formas de expressão como brincadeiras, cantigas, contação de história, atividades de registro, entre outras. Cabe ressaltar que esse relatório deverá contemplar as questões referentes à flexibilização para crianças com necessidades especiais, que já recebem atendimento especializado na rede.

Ela ainda explica que a avaliação é feita aluno a aluno, e de acordo com os resultados, cada professor saberá exatamente quais alunos e turma necessitam de reforço em itens específicos. Antes, as escolas faziam a avaliação e comunicavam à Semed, e neste ano as avaliações foram elaboradas pela equipe de pedagogos da secretaria. “Dessa maneira, teremos resultados mais padronizados e um olhar mais geral das práticas. A partir dos dados, em março, poderemos então planejar todas as atividades pedagógicas necessárias para a continuidade do bom desempenho da rede municipal de ensino”, completa.

Vale lembrar que a Semed, juntamente com equipes escolares já fizeram o planejamento de gestão, em 2017, contemplando todas as ações para este ano. A avaliação é uma proposta para o atendimento mais personalizado e condizente com a realidade de cada aluno e escola.

Monica Cussi

Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar