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Educação e Cultura

13/04/2009 - Algar/Educa reúne profissionais de oito escolas municipais de Uberaba

O primeiro encontro anual do projeto Algar Educa começou nesta terça-feira, 14, e até amanhã, quarta, na Casa do Folclore. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec), o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano trabalha com oito escolas municipais. Das escolas beneficiadas, seis são urbanas e duas rurais (Geni Chaves, Frei Eugênio, José Geraldo Guimarães, José Maciotti, José Marcus Cherém, Santa Maria, Vicente Alves Trindade e Anísio Teixeira). A ‘1ª Formação de Educadores – Pólo Uberaba’ que engloba também as cidades de Patos de Minas e Pará de Minas.

A intenção é apresentar a metodologia de trabalho com a leitura, a escrita, e a matemática no programa Algar Educa, além de vivenciar atividades que possibilitem reflexões e aprendizagens e incentivar o desenvolvimento de projetos temáticos. A matemática surge como a grande novidade deste ano, segundo a formadora em matemática Edna Aoki, do Cenpec. “Este ano, continua a língua portuguesa, mas a matemática e projetos temáticos em ciências ganharam espaço considerável”, afirma.

Líder social do projeto, pelo Instituto Algar, Dulcinéia Souza, afirma que as parcerias diversas na área da Educação em Uberaba ocorrem há dez anos e com resultados satisfatórios na melhoria da qualidade de ensino. O Algar, explica ela, participa como parceiro institucional enquanto o Cenpec atua como parceiro pedagógico. O trabalho consiste na formação de professores e posterior avaliação dos alunos. Este ano, informa, já foram avaliados 266 estudantes.

Representando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o diretor do Departamento de Tecnologia, Luis Sérgio Carvalho, reforça o foco: a busca permanente pela melhoria na qualidade do ensino prestado pela rede municipal. Ele ressalta a importância da parceria com empresas e entidades especializadas no assunto. “Uberaba está no caminho certo ao usar recursos tecnológicos dentro das escolas”, salienta. Esta ferramenta – diz ele - só vem a contribuir para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, sendo a parceria entre o serviço público e instituições fundamental para os resultados pretendidos. “Os alunos não têm medo do computador, alguns professores ainda apresentam certo receio”, conclui acentuando, mais uma vez, a importância da formação.

 
 
 

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