WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/01/2018 - Rede municipal prepara atividades de 2018 com jovens protagonistas inserindo projeto de Educomunicação

O Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação de Uberaba, já começou a formatar cronograma de atividades para os Grupos de Liderança, composto pelos Grêmios Estudantis, Agentes Ambientais e Jovens Empreendedores. São alunos do 6º ao 9º ano que participam de atividades com cunho protagonista, de sustentabilidade e empreendedor. Os grupos são monitorados por professores orientadores que passam por oficinas e desenvolvem projetos durante o ano nas escolas, no contraturno. A proposta deste ano inclui, também, a implantação de um projeto de Educomunicação, com ferramentas para o uso de tecnologias e mídias sociais, com monitoramento pela assessora de comunicação da Secretaria, Monica Cussi, com apoio da Secretaria de Comunicação.
 
De acordo com a secretária Silvana Elias, a proposta é um desafio para a produção de conteúdo, sendo um trabalho interdisciplinar, despertando não somente o conhecimento fora do ambiente escolar, como também características de diferentes vivências nos adolescentes, além de buscar a inovação.
 
Um dos produtos a serem trabalhados neste ano de 2018, é o Jornal dos Grêmios, onde os alunos assumirão, sob orientação, o trabalho de contar histórias da comunidade em que vivem. Além disso, o piloto ressalta a implementação de rádio-escola e parcerias para a concepção de novas ideias que fomentem a produção via redes sociais, vídeos, produções escritas, dentre outras, a serem concebidas juntamente com a visão dos jovens.
 
A jornalista Monica Cussi comenta que a proposta será apresentada para todos os professores orientadores e diretores, a fim de se fazer um piloto em 2018 e estender as atividades a partir de 2019. Em fevereiro, os professores orientadores passam por treinamento e em março, há a escolha dos candidatos e chapas para a eleição dos Grêmios, além da formação dos outros Grupos de Liderança.
 
Uberaba é uma das poucas cidades do Brasil onde o movimento dos Grêmios Estudantis funciona com projetos consistentes em 30 escolas de ensino fundamental e o desenvolvimento dos Grupos de Liderança insere o jovem na perspectiva do protagonismo e da educação para a cidadania, com experiências participativas e de atuação coletiva. Ao todo, participam dos grupos aproximadamente mil alunos.
 
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar