WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/01/2018 - Ministério das Cidades vai liberar mais de 20 milhões para construção de CEMEIs em Uberaba

As unidades escolares irão beneficiar moradores de seis bairros do PMCMV

A notícia foi divulgada durante viagem do presidente da Cohagra à Brasília, na última terça-feira (16). Marcos Jammal esteve reunido com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy e com a Secretária Nacional da Habitação, Maria do Socorro Gadelha. O presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande foi à capital Federal solicitar a liberação dos recursos para o município de Uberaba.

De acordo com Jammal serão liberados pelo Governo Federal mais de 20 milhões de reais até meados de Abril. O montante será destinado a construção de 6 novos Centros de Educação Infantil nos bairros que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida:  Anatê, Rio de Janeiro, Marajó, Ilha do Marajó, Girassóis e Alfredo Freire.

Segundo a Secretária de Educação Silvana Elias, o modelo dos Cemeis seguirá o projeto padrão de educação infantil Proinfância Tipo B, do Ministério da Educação, que tem capacidade de atendimento de até 240 crianças em dois turnos, ou 120 em período integral. Ela afirma ainda, que de 2013 a 2017, Uberaba conseguiu ampliar em 57% o atendimento nas unidades de educação infantil e que a maior demanda do município hoje está nos bairros mais novos. “Por lei, a prefeitura é obrigada a atender todas as crianças de 4 e 5 anos e nós atingimos essa meta já em 2016. Até 2021, nós teríamos que atingir 50% da demanda de 0 a 3 anos e hoje já atendemos 82%. Isso mostra que estamos no caminho certo”, justificou.

Para garantir os recursos, a Cohagra deverá protocolar as propostas dos equipamentos sociais, junto ao Ministério das Cidades no início de fevereiro. Jammal afirma que uma equipe de funcionários da Companhia já está providenciando a documentação. “Em Uberaba ouve um descompasso na liberação dos recursos pelo governo federal, durante a entrega dos novos empreendimentos habitacionais do PMCMV e agora nós poderemos sanar o problema”, afirmou.

A expectativa é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano. Jammal ressalta que a conquista do recurso se deu, principalmente, durante a visita do Ministro das Cidades à Uberaba, em dezembro do ano passado, bem como as idas do prefeito à Brasília reivindicar a liberação dos recursos. Baldy acompanhou a entrega do Residencial Isabel do Nascimento e se reuniu com Piau para ouvir as demandas do município.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar