WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/01/2018 - Instituto Net Claro Embratel oferecerá pontos de internet e TV a cabo para 50 escolas da rede municipal

Parceria entre a Prefeitura e o Instituto Net Claro Embratel, coloca Uberaba entre as poucas cidades a receber pontos de internet e TV para 50 escolas municipais. A ação promoverá o uso da tecnologia a favor da educação, por meio do projeto Educonex@o. A iniciativa contempla a doação de dois pontos de acesso à Internet e um ponto de TV a Cabo a cada uma das 50 escolas da rede municipal, escolhidos tecnicamente pelo Instituto, por serem localidades por onde passam os cabos de dados na cidade. Os professores também receberão formação sobre o uso da tecnologia em sala de aula.

De acordo com Luiz Henrique Araújo, coordenador do Departamento de Tecnologia e Informação da Secretaria de Educação, a assinatura do convênio consolida a busca da equipe do Detic por alternativas para economizar e promover a educação tecnológica nas escolas do município.

“Entramos em contato com o Instituto e pedimos a viabilização do projeto em Uberaba, visto que estamos fazendo um trabalho de ressignificação do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, com os recursos e equipamentos que temos. Essa parceria é um ganho para a educação pública e mostra o empenho do prefeito Paulo Piau e da professora Silvana, na implementação de parcerias público-privadas como essa”, acrescenta.

Entre as 50 unidades, estarão recebendo o benefício Cemeis, escolas de ensino fundamental e Cemeas Abadia e Boa Vista. Luiz afirma que Uberaba foi privilegiada com a parceria, porque poucos municípios de Minas receberam o projeto Educonex@o. “Além disso, é uma economia. Não teremos que investir em aumento da banda larga e os professores receberão formação sem ônus para a Secretaria de Educação. Os processos pedagógicos terão um up com a utilização da internet mais potente para fins pedagógicos”, comemora.

Segundo ele, algumas unidades, terão cerca de 40 a 50 mega de internet ao final do processo, contando que já utilizam outras redes de conexão já em funcionamento. “Consideramos que é a punjança da tecnologia e da educação pública de qualidade. Lembrando que o contrato é de um ano, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado se seguirmos todas as exigências para a execução e mostrarmos os resultados de acordo com os critérios da Net Claro”, finaliza.

Educonex@o - Os professores receberão formação com aulas virtuais, presenciais e palestras, com aprendizado no uso de blogs, vídeos, jogos digitais, para desenvolver com os alunos. Uberaba é a terceira cidade de Minas a receber o Educonexão. Desde 2011, o projeto já formou 1.426 professores em 1.140 escolas, que beneficiaram mais de 39 mil alunos em 36 cidades de 13 estados do país. O programa é embasado nos quatro pilares da UNESCO: Aprender a ser, Conviver, Conhecer e Fazer. 

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar