WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/01/2018 - Universitários de psicologia passam por capacitação para atuarem no projeto Escola e Família

Parceria público-privada contemplará as onze escolas do projeto durante o ano de 2018

A Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Uberaba selaram parceria para a contratação remunerada de estagiários do curso de Psicologia. Os cinco selecionados já estão participando, agora em janeiro, de uma capacitação para atuarem no programa Escola e Família, desenvolvido em onze escolas do município.

Gleicemar Barcelos, chefe do departamento de Projetos Especiais da Secretaria, conta que houve receptividade da coordenadora do curso da Uniube, Eliane Cordeiro, para os universitários serem membros da equipe do projeto, que realiza um trabalho sociopedagogico nas escolas, com as psicólogas Cida Gualberto e Mariana Costa da Silva. Elas serão as profissionais responsáveis pelo monitoramento do trabalho dos estagiários.

Cada universitário estará atuando durante seis horas dentro de uma das onze escolas onde é realizado o Escola e Família, fazendo os encaminhamentos necessários, com total apoio da Secretaria de Educação. Cada um receberá equivalente a 80% do salário mínimo.

O programa Escola e Família, como o nome já indica, envolve não somente os alunos da rede municipal, como também a comunidade no entorno, visto que o trabalho se concentra nas demandas mais gritantes dentro do contexto. “As situações familiares estão ligadas ao desenvolvimento do trabalho como um todo. Não dá mais para desvincular as propostas pedagógicas das questões afetivas e sociais”, comenta Gleicemar.

O projeto atendia apenas quatro escolas e agora já são onze unidades com o critério de realidades mais emergenciais. Ela admite que não há como estender muito o trabalho pela equipe enxuta. Mesmo assim, em 2017 foram mais de dois mil atendimentos nas escolas, com alunos e familiares. “Estamos trabalhando também com o Comitê de Segurança Pública, porque a violência e o bullying, por exemplo, são o reflexo do que a criança ou adolescente está vivenciando”, diz.

Para ela, o projeto Escola e Família, tem um olhar mais estendido para a comunidade, com um grande avanço para a educação pública de qualidade defendida em Uberaba, com percepção de mais permanência dos alunos nas escolas e desenvolvimento positivo do comportamento deles. Um dos exemplos citados por Gleicemar são os alunos que se mutilavam e conseguiram apoio necessário para evitar essas situações atualmente, com a ajuda das psicólogas. “Precisamos ter um olhar especial para a educação não somente dentro do contexto escolar, mas no aluno e na sua família. É isso que o projeto Escola e Família faz”, completa.

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar