WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/01/2018 - Alunos de Uberaba são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O prefeito Paulo Piau recebeu comunicado oficial do Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), astrônomo professor Dr. João Batista Garcia Canalle, informando e congratulando o município sobre os alunos medalhistas de Uberaba na 20ª edição da competição, cujas provas aconteceram em maio de 2017.
 
Ao todo foram 163 medalhistas em Uberaba, entre escolas públicas e particulares, sendo que 22 alunos da rede municipal de ensino se destacaram. Sete deles receberam medalha de ouro, três de prata e doze de bronze. Os alunos são das escolas municipais Professora Niza Marquez Guaritá, Professora Esther Limírio Brigagão, Arthur de Melo Teixeira e Professor José Geraldo Guimarães.


A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inez De Martino atribui a premiação dos alunos da rede municipal como o resultado do diagnóstico de desenvolvimento pedagógico e do esforço e preparação deles, não somente para a aprendizagem da matemática e outras disciplinas. Há também uma preocupação com o crescimento do aluno em relação ao conhecimento básico que ele necessita durante o ensino fundamental e como cidadão capaz de disputar e se sobressair em concorrências como a OBA. “A participação dos alunos em Olimpíadas faz com que eles se acostumem com a estrutura de avaliação que privilegia a construção de conhecimento, proposta atual e inovadora na perspectiva educacional”, avalia.

O objetivo da OBA, de acordo com o coordenador João Batista, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”. Em 2017 participaram mais de 660 mil alunos e cerca de 7.300 escolas do país.

A OBA - Em 20 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 8 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas. Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). São promovidos, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs), entre 10 e 12 por ano. O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A OBA é distribuída em quatro níveis: 1 (do 1º ao 3º anos), 2 (4º e 5º anos), 3 (do 6º ao 9º anos) e 4 (do 1º ao 3º anos do Ensino Médio). As provas são compostas por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.


Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar