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Educação e Cultura

22/12/2017 - Formação de professores da rede municipal é tema de pesquisa de GT de Educação da UFTM

 

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador, está promovendo uma pesquisa com os docentes da rede municipal, a partir dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação de Professores (GPEFORM), liderado pela professora Helena de Ornallas Sivieri Pereira, professora Adjunta do Departamento de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM.

“Nos nossos estudos percebemos um ponto de fragilidade no que se refere à formação continuada dos docentes e, buscando responder as questões geradas, elaboramos esta pesquisa. Ela está sendo realizada também na rede estadual. Iniciamos a pesquisa na rede estadual por meio de um projeto de Iniciação Científica com bolsa da FAPEMIG e no segundo semestre de 2017, iniciamos a da rede municipal com bolsa do CNPq”, explica.

Os objetivos são identificar a percepção de docentes sobre o desenvolvimento e a efetivação do projeto de formação continuada da rede pública de educação de Uberaba, além de caracterizar o docente da rede pública e identificar a contribuição da formação continuada na constituição da identidade profissional docente.

No primeiro ano será feito um questionário com 200 professores para estabelecer um perfil dos docentes da rede. Também serão estudados documentos como leis, políticas públicas; resoluções; portarias; projetos de formação continuada, dos últimos cinco anos, da rede pública de educação. “No segundo ano de pesquisa, convidaremos alguns professores para redigirem um Memorial Formativo descrevendo suas experiências e percepções acerca da formação continuada que vivenciam. Em seguida, estes mesmos professores participarão de um Grupo Focal para discussão deste tema”, conta.

O GT espera que os resultados permitam a aproximação das práticas com a realidade que os professores vivem, refletindo sobre as reais necessidades , para que percebam e se apropriem da condição de protagonistas da própria história profissional. Os dados também subsidiarão políticas públicas sobre formação continuada em Uberaba”, completa.

“Acredito que esta parceria tem sido muito importante tanto para a Universidade quanto para a Secretaria de Educação. A Universidade tem o dever de servir à comunidade e esta parceria nos abre as portas para trabalharmos no campo fundamental de nossas pesquisas, onde tudo está acontecendo, as ações sendo executadas, e as ideias fervilhando. A secretária Silvana Elias é uma grande entusiasta desta ações e tem nos dado total liberdade de trabalho”, finaliza Helena.  Os docentes das redes municipal e estadual já receberam o link para responder ao questionário.

 

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

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