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Educação e Cultura

20/12/2017 - Alunos da rede municipal são aprovados para o ensino médio no IFTM

Dados consolidam a qualidade do ensino no município, considerado o primeiro no ranking de Minas, pela Frente Nacional de Prefeitos

A Rede Municipal de Ensino atende 25 mil alunos, desde 4 meses ao 9º ano do ensino fundamental e, depois disso, seguem rumo ao ensino médio em outras instituições, as quais oferecem esta etapa de escolaridade. O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) divulgou o resultado da prova para ingressar na instituição e cerca de 90 alunos das escolas municipais foram aprovados no exame, sendo que há alguns ainda na lista de espera. Dentre os aceitos para as vagas, dois são alunos com deficiência e dois da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na opinião da secretária de Educação Silvana Elias, a conquista é a comprovação de que é possível se fazer uma educação pública de qualidade, contando com o apoio de uma equipe comprometida com a ética e a responsabilidade, incluindo o importante suporte do prefeito Paulo Piau em prol da educação municipal. 

Gislene de Freitas Rocha, diretora da Escola Municipal Uberaba fez uma parceria com o IFTM para promover um cursinho para os alunos que quisessem participar da concorrência às vagas. No total, foram 24 aprovados no IFTM, dois deles do Atendimento Educacional Especializado. Assistidos há seis anos na escola, os alunos conseguiram mais essa vitória. Um dos alunos tem Síndrome de Irlen, diagnosticado com o trabalho do Crei e o outro tem uma leva deficiência intelectual.

De acordo com Denise Scussel, chefe do departamento de Inclusão, os resultados mostram que é possível acreditar na inclusão em sua forma mais concreta, em uma rede de atendimento, conforme a filosofia da Secretaria de Educação. “Fazemos o trabalho de acompanhamento, orientação e suporte até fora da escola, junto com a saúde e com a família”, pontua. 

A chefe do departamento de Educação de Jovens e Adultos, Helione Dias ressalta o esforço dos alunos da EJA em concretizarem seus sonhos. “É importante dizer que um projeto só se concretiza se tivermos a coragem de iniciá-lo. Com a EJA é assim: vontade, crença e perseverança caminham juntas. E podemos constatar isso por meio do ingresso desses alunos no IFTM.

Para a diretora da Escola Municipal Santa Maria, Valéria Salgado, conquistar uma vaga no Ensino Médio em uma instituição federal é o que todo aluno deveria pleitear e, por isso, os estudantes do nono ano da escola investiram no estudo e 11 deles passaram. “Além das aulas periódicas, participaram do projeto no contraturno, com apoio da Secretaria de Educação. Deixamos um professor de Matemática e Língua Portuguesa durante três dias na semana para estudos adicionais”, comenta.

Valéria ainda fez uma reflexão sobre a fase em que se encontram os adolescentes, pois o incentivo se torna um fator de valor neste momento da vida. “Adolescente sempre demonstra receio pelo fato de disputa, de se colocar perante uma multidão e insegurança pelo estudo. Se não houver uma motivação externa, acabam desistindo e não efetivando nem mesmo a matrícula. Mas quando se sentem fortalecidos, ah, não tem quem os segure!”, pontua.

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

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