WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/12/2017 - Cidade Educadora: representantes de diversas entidades discutem possibilidades para Uberaba

O tema Cidade Educadora foi amplamente discutido nesta terça-feira (12), com conversas lideradas pelos professores da UFTM, Pedro Zany Caldeira e Ana Paula Bossler, a secretária de Educação Silvana Elias, o superintendente de planejamento da Seplan e arquiteto, Daniel Rodrigues e contou também com a presença do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Rubério Santos.

 

O encontro foi um bate-papo para lançar ideias e discussões acerca do tema para transformar Uberaba em uma cidade com espaços educativos que atraiam o interesse da população para sair às ruas, numa formação integral dos habitantes, por meio de diferentes políticas, ocupando diversos espaços e assumindo atitudes pedagógicas sustentáveis, desenvolvendo assim o potencial humano.

 

Surgiram diversos temas, entre eles o papel dos pais e da escola na formação de cidadãos preparados para um futuro melhor. Os participantes relembraram a infância e o aluno da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, de apenas 9 anos, Juan acompanhado do pai, falou sobre o que sonha: “queria um campo de futebol, aula de música e laboratório na escola”.

 

O superintendente Daniel deu exemplos de como a educação familiar influencia nas escolhas e atitudes posteriores. “Eu vi pessoas do meu bairro cuidando de árvores quando eu ainda era criança, e hoje passando nas ruas, acho o lugar mais bonito de Uberaba, com árvores frondosas e sombra. A proposta da cidade educadora é complexa e é um desafio, mas se fosse fácil, não estaríamos aqui”, comenta.

 

Vários exemplos foram citados, como uma escada que toca música de piano quando se pisa no teclado ou um balanço para adultos. Como diz a professora Ana Paula, “é começar a pensar na cidade com olhar de enamoramento, fazendo as pessoas usarem a criatividade, habitarem as praças, enxergar a beleza que tem por ai”, exemplifica. Ela destacou ainda que nem sempre as mudanças dependem de dinheiro e é possível fazer uma cidade melhor com uma receita, onde cada indivíduo coloca um ingrediente.

 

O vereador Rubério Santos elogiou a iniciativa e se disponibilizou a acompanhar e fazer mais por Uberaba, na visão de Cidade Educadora, pensando inclusive na iniciativa privada também. “Quando vemos essas ideias, pensamos que são ideias mirabolantes, mas com esses equipamentos vamos dar a possibilidade de aprender e ensinar por meio dessa cidade educadora” pondera.

 

Silvana Elias pontuou que pretende dar voz às crianças, como aconteceu com Juan e chamou os educadores para a responsabilidade de colaborar para a quebra de paradigmas. “Para que eu possa conservar a praça, eu tenho que sentir que ela me pertence. Não conservamos o que não aceitamos como propriedade”, relata.

 

As discussões sobre a Cidade Educadora continuarão em 2018, prevendo seminários e ações específicas como, por exemplo, o projeto Escola Aberta, que já teve início neste ano e faz parte do contexto discutido.

 

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar