WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/12/2017 - Uberaba tem potencial para se transformar em uma Cidade Educadora

Evento nesta terça terá conversas sobre diversos assuntos relacionados ao tema

 

Nesta terça-feira (12), um encontro marcará discussões para colocar Uberaba no hall das cidades que promovem a formação integral dos habitantes, por meio de diferentes políticas, ocupando diversos espaços e assumindo atitudes pedagógicas sustentáveis, desenvolvendo assim o potencial humano. O evento Cidade Educadora acontecerá no auditório da Escola Municipal Frei Eugênio, das 18h30 às 20h30, em parceria entre a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

 

O bate-papo será pautado por temas relacionados à compreensão de Cidade Educadora, visto que a educação também pode e deve ocorrer fora dos muros da escola, a partir da mobilização de professores, alunos, pais, comunidade em plena harmonia com o meio em que vivem. Os conversadores Silvana Elias, secretária de Educação de Uberaba; o superintendente de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana e arquiteto, Daniel Rodrigues; o arquiteto Marcondes Nunes de Freitas e os professores da UFTM, Pedro Zany Caldeira e Ana Paula Bossler estarão prontos para fomentar ideias transformadoras para a implementação do projeto no município.

 

O movimento teve início em 1990 com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha. Neste encontro, um grupo de cidades pactuou um conjunto de princípios centrados no desenvolvimento dos seus habitantes que orientariam a administração pública. Na oportunidade foi elaborada a Carta das Cidades Educadoras, com a ideia de firmar um compromisso para a construção de cidades mais inclusivas, justas e participativas, principalmente, para atender à demanda de espaços mais democráticos para crianças e adolescentes vivenciarem a cidadania.

 

A Carta é ainda hoje o referencial mais importante da Associação Internacional de Cidades Educadoras, que reúne mais de 482 cidades em 36 países do globo. Atualmente, 16 municípios compõem a Rede Brasileira de Cidades Educadoras, como São Paulo, Santo André, Horizonte, Mauá, Embu, Belo Horizonte, Sorocaba, São Carlos, entre outros.

 

Projeto exemplo – Um dos projetos que retrata bem o conceito de Cidade Educadora é a recém inaugurada Casinha na Árvore, na Escola Municipal São Judas, idealizada pelos professores Ana Paula Bossler e Pedro Zany Caldeira. A Casinha foi construída por meio de um financiamento internacional e é um braço do projeto do professor Pedro, “Meu quintal é maior que o mundo”. O desejo é que a Casinha se torne espaço de convivência não somente para os alunos, mas para a comunidade no entorno. Essa é uma meta para 2018.

 

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar