WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

06/12/2017 - E-book com 3.000 páginas contando a história de Uberaba está no ar

Já está no ar o primeiro volume do e-book Anais dos Livros de Atas da Câmara de Uberaba – lançado pela Superintendência do Arquivo Público dentro das comemorações dos seus 32 anos de existência.
 
Com 3.000 páginas, o documento reúne o que há de mais importante sobre o período de 1857 a 1900, e, portanto, sobre os primórdios da história de Uberaba, e que se encontram sob a guarda da Superintendência do Arquivo Público.
 
As atas de uma Câmara Municipal constituem a série documental mais importante de um arquivo público, pois narram a história da cidade com detalhes.
 
O termo e-book é uma abreviação do inglês eletronic book e significa livro em formato digital. Pode ser lido através do computador, PDA, iPad, Smartphone ou em dispositivo próprio para esse efeito à venda no mercado denominado eBook Reader.
 
ACESSO – É muito fácil acessar e navegar pelo e-book Anais dos Livros de Atas da Câmara de Uberaba – avalia a superintendente Marta Zednik.
 
Ela lembra que o acesso pode ser feito através do site da Prefeitura de Uberaba (http://www.uberaba.mg.gov.br) – clicando em Secretaria Municipal de Governo, e então, em Superintendência do Arquivo Público de Uberaba (localizado à esquerda). Daí é só clicar no termo e-book (também à esquerda).
 
O acesso também pode ser feito diretamente através do link da instituição (http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,10403) ou do próprio e-book (http://www.cneconline.com.br/temp/arquivopublicouberaba).
 
TEMAS - Entre os assuntos do e-book destacam-se a escravidão em Uberaba; a guerra do Paraguai; a epidemia da varíola; a Santa Casa de Misericórdia; o Lazareto (abrigo para pessoas com doenças contagiosas); o Código de Posturas Municipais; a estrada de ferro da Companhia Mogiana; a Proclamação da República; o divórcio; o 2º Batalhão da Brigada de Minas Gerais; o Instituto Zootécnico; a imigração estrangeira, a iluminação pública (querosene); a canalização de água e esgoto; as festas cívicas, religiosas e comemorativas; a cadeia pública; os transportes (bonde elétrico ou de tração animal); os conflitos políticos; as instituições de ensino no perímetro urbano e rural e a guerra de Canudos.
 
GUARDIà– A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba tem por finalidade orientar, recolher, custodiar, divulgar o patrimônio documental e garantir o pleno acesso à informação pública, suporte para a tomada de decisões governamentais e garantia de direitos individuais e coletivos para o exercício pleno da cidadania em consonância com a Lei de Transparência. Tem desenvolvido diversos trabalhos nas áreas de pesquisas da história da cidade e região e ações educativas junto às escolas de Uberaba. Preserva documentos de valor legal, administrativo e histórico, provenientes de entidades públicas e privadas.
 
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar