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Educação e Cultura

01/12/2009 - Alunos da rede municipal passam por avaliação sistêmica nesta quarta

Intenção é aferir a qualidade do ensino, diagnosticar falhas e promover ajustes

Mais de 17 mil alunos da rede de educação mantida pela Prefeitura em Uberaba passam nesta quarta-feira (dia 2) pelo Sistema de Avaliação do Ensino Municipal, o SAEM. A avaliação sistêmica, que acontece desde 2006 como forma de avaliar a qualidade do serviço, os resultados, bem como levantar subsídios para aprimoramento do projeto pedagógico, acontece em três turnos, sendo que cada aluno faz a prova em seu respectivo horário de aula.

Elaborada pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, a avaliação deverá ser respondida no prazo máximo de três horas e as respostas entregues na forma de gabarito. A exceção fica por conta apenas dos alunos do primeiro ciclo, de seis e sete anos de idade, que terão duas horas e meia de prova e cujas questões serão entregues no caderno específico.

O Saem tem formato temático para todas as disciplinas da base nacional comum: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história. Este ano o tema escolhido foi “Direitos Humanos: a paz é fruto da justiça”. Os pacotes lacrados com as provas, segundo a diretora do departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Nilza Pinheiro, serão repassados às escolas pelo Colégio José Ferreira e somente abertos no momento de sua aplicação, diante de uma comissão integrada por representantes de pais, Secretaria e escola.

A participação da comunidade é considerada, observa Nilza, um diferencial do Saem em relação às outras modalidades de avaliação externa, o que, acredita, garante além de apoio importante, também transparência ao processo.

A aplicação das avaliações é de responsabilidade da Prefeitura, devendo a correção ser feita pela equipe do colégio contratado. Ainda não há previsão de data para a divulgação dos resultados que constam de relatórios individuais por turma e por escola.

Após isto, explica Nilza, equipe da Secretaria reúne-se com a direção das escolas para elaboração de plano de intervenção, encaminhamento e providências necessárias. Ainda de acordo com ela, já se tornou cultura as escolas absorverem avaliação como atividade normal para reestruturar e redimensionar rumos.

 
 
 

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