WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/11/2017 - Alfabetização para crianças com necessidades educacionais especiais é tema de palestra na segunda

O Departamento de Inclusão, da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, na Prefeitura de Uberaba, a palestra “Alfabetização para crianças com necessidades educacionais especiais: teoria e prática”, com a professora Aída Teresa dos Santos Brito. O evento é voltado às professoras de apoio e das salas de Atendimento Educacional Especializado das escolas municipais de Uberaba. Na palestra, a professora direcionará o assunto às pessoas com Síndrome de Down.

De acordo com Denise Scussel, chefe do departamento de Inclusão, é um momento de culminância do trabalho realizado em 2017. Uberaba é destaque no trabalho com a inclusão, se tornando modelo para cidades da região. Atualmente, Centro de Referência de Educação Inclusiva (Crei) “Paulo Antônio Pável de Carvalho” atende pais, crianças e adolescentes da rede municipal e realiza cerca de 600 atendimentos por semana. O Crei conta também com a colaboração de outras atividades como o projeto Fonocomunicação, de estimulação da linguagem.

Além disso, os participantes poderão visitar stands da Uniube e do Grupo Labor, que disponibilizará enfeites de Natal produzido por eles para comercialização. O Grupo Labor existe desde 2015 e atende pessoas com deficiência, voltado ao empreendedorismo. O projeto iniciou com apenas 15 alunos e agora já atende 70 pessoas, por demanda espontânea, como Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), Abrace e Sanatório Espírita.

Palestrante - Aída Teresa dos Santos Brito é Doutora do Programa de Pós- Graduação em Educação pela UFPI, Mestre em Educação, Psicóloga e Psicopedagoga, Formação em TEACCH e PECs, Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Piauí - UFPI, é membro do NEESPI (Núceo de Estudos em Educação Especial do Piauí da UFPI), tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação. Pesquisa e atua na área de Inclusão, com ênfase no estudo de Tecnologia Assistiva e ABA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Sistemas de Comunicação Alternativos.

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar