WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/11/2017 - Uberaba recebe conselheiros de todo o país para encontro nacional de educação

Esta quinta-feira foi o primeiro dia do IV Encontro Nacional sobre Conselhos Municipais de Educação (IV ENCME), 23 e 24 de novembro, no campus Uberaba do IFTM. O evento faz parte do projeto de pesquisa realizado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais entre 2015 e 2017, intitulado “O Conselho Municipal de Educação no Brasil, a qualidade socialmente referenciada do ensino”, apresentado em livro e disponibilizado a todos os participantes.


De acordo com Nilza Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Educação de Uberaba, o evento promoverá estabelecimento de canais de informações e relatos de experiências entre os CMEs e os respectivos conselheiros, dentre outras discussões pertinentes ao desenvolvimento da educação no Brasil.


No primeiro momento do encontro, houve palestra e mesa redonda, da qual participaram a secretária Municipal de Educação de Uberaba, Silvana Elias, a secretária de Educação de Uberlândia Célia Maria do Nascimento e a presidente do CME de Uberlândia, Marina Ferreira.


Silvana Elias pontou alguns itens importantes para a eficiência do trabalho dos Conselhos no Brasil e explicou rapidamente o que faz a educação de Uberaba ser destaque em Minas Gerais, sendo a primeira em qualidade, no estado, de acordo com a Frente Mineira de Prefeitos, com projetos como a expansão do Tempo Integral, os investimentos na educação infantil, os Grupos de Liderança e a mediação de conflitos.


A coordenadora regional do evento, Juliene Silva Vasconcelos confirma a participação de pessoas ligadas à educação de diversos estados brasileiros. “Demonstra a seriedade dessa pesquisa e o interesse em discutir a temática, pensar em democracia, em cidadania, na educação em geral, que é o grande objetivo um Conselho de Educação”, diz.


Amanhã, a partir das 8h, os Grupos de Trabalho se reunirão para fazer encaminhamentos, avaliação dos conselhos e trocar experiências. Além disso, há muitas pessoas que têm dúvidas quanto à implantação dos Conselhos Municipais em algumas localidades e aproveitam o momento, para se atualizarem. Depois dessa discussão, haverá plenária para deliberação de proposições para o II Boletim ENCME, com Silvana Elias e Fábio Perboni, da Universidade Federal da Grande Dourados (MS).

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar