WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/11/2017 - Encontro de Grêmios faz jovens e adultos se emocionarem com depoimentos

“Eu pensava que a dor que eu tava sentindo ia passar, mas não passava, quando eu estava sozinha ficava pior. Então eu me automutilava. Com a ajuda da Cida (psicóloga), graças a Deus eu estou há três meses sem me automutilar (choro)... para mim, isso é uma vitória. Ninguém nunca percebeu que eu me automutilava, meus amigos me julgavam, não sabiam o que eu precisava. Por que ao invés de julgar, não ajuda?”. Este é o depoimento de uma das alunas da rede municipal que participou da roda de conversa, no 2º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis, com o tema "Vivências Emocionais".

Em outro depoimento a aluna diz: “bullying é uma burrice, a pessoa ficar falando da outra sem conhecer ela por dentro. Não sabe quem ela é e quem faz bullying deveria se olhar no espelho, porque ela não é diferente... é humana e tem coração. As pessoas que fazem bullying deviam se tocar”.

Esses foram alguns dos assuntos abordados no evento na tarde de hoje, no anfiteatro da Prefeitura, que também colocou em discussão temas como machismo, homofobia e intolerância religiosa. A secretária Silvana Elias se emocionou muito ao falar do trabalho, “que nos anima a continuar perseverando e acreditando que o mundo pode ser melhor a partir de um novo olhar”. E fez um apelo aos jovens, para não aceitarem a injustiça, a desigualdade, a inferioridade. “Não aceitem que uma mulher seja espancada e que uma criança esteja fora da escola. O mundo que entregamos a vocês é muito pior do que o que recebemos, vamos fazer a diferença”.

As psicólogas Ana Sbrissa e Maria Aparecida Gualberto foram às mediadoras do encontro e lançaram perguntas sobre intolerância e falta de respeito e fizeram algumas considerações enfatizando que a família tem papel também importante na formação e na ajuda com problemas graves enfrentados pelos adolescentes. “É importante dizer que as pessoas que praticam bullying precisam tanto de ajuda quanto as que sofrem”, completa Maria Aparecida.

A representante do Centro de Valorização da Vida, Valderli Menezes falou um pouco sobre o trabalho realizado no CVV de apoio às pessoas suicidas, por meio do anonimato no número 141. Gleicemar Barcelos, do departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação enfatizou a importância dos alunos gremistas repassarem os sentimentos vividos na tarde desta quinta, como o respeito e a empatia.

O vice-prefeito João Gilberto Ripposati, representando o prefeito Paulo Piau, falou sobre a tolerância e o amor, começando dentro do próprio lar. “Sintonize com o que é do bem. O ambiente escolar é a extensão da família e se amarmos uns aos outros, vamos compreender as diferenças. O mal não pode vencer o bem”, finalizou. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Humberto Dutra fez um alerta aos estudantes sobre autoestima e deu o recado “Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado”.  

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar