WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/11/2017 - 70% dos alunos da rede municipal atingem nível adequado em Leitura e Escrita ao fim do ciclo de alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação recebeu o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. Em Uberaba, 70% dos alunos da rede municipal estão com nível adequado em Língua Portuguesa, registrando o trabalho de incentivo à leitura e escrita. Os dados confirmam a posição de Uberaba como a primeira cidade em Minas Gerais no quesito qualidade da educação, divulgado pela Frente Mineira de Prefeitos. Nacionalmente, a cidade fica entre os primeiros 25 municípios com destaque na área.

Maria Inês De Martino Prata, diretora de Ensino, considera o dado excelente, visto que a Secretaria tem investido em diversas áreas para alcançar esses índices, como por exemplo, a formação profissional e o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Na matemática, o índice em Uberaba vem crescendo desde 2013 (primeira edição da avaliação), de 43% na primeira edição, o município atingiu 50% de alunos com nível adequado. Maria Inês relata não ser um dado ideal, porém há uma proposta de intervenção efetiva nesses dados, já trabalhada na rede municipal com certificação de 251 professores alfabetizadores e 25 coordenadores pedagógicos engajados nesta tarefa de colocar Uberaba em posição de destaque.

A ANA tem como principais objetivos: avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental; produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino; concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar