WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/10/2017 - Projeto Escola Aberta atraiu cerca de 500 pessoas ao Residencial 2000

A secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, está contente com o resultado do piloto do Projeto Escola Aberta, que aconteceu sábado, no bairro Residencial 2000. O evento é fruto de um desejo antigo formatado pela equipe da Semed, cujo objetivo é levar às comunidades mais distantes, diversas opções de acesso à arte, à cultura e ao esporte como estratégia de integração social, valorização dos talentos humanos e potencialidades locais, informações importantes e prestação de serviços a partir das demandas e da participação popular.

O prefeito Paulo Piau foi conferir o projeto de perto e pode conversar com a população e assistir apresentações como a da Orquestra Jovem Músico. “Integrar a escola e a comunidade traz inúmeros benefícios: Para o próprio estudante, cria um vínculo a mais da família com a comunidade escolar, ajuda na conservação do patrimônio público e auxilia em diversos projetos. Essa inteiração é uma conquista. E todos os envolvidos saem ganhando”, destacou.

Cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das atividades, como xadrez, oficinas, teatro, capoeira, brincadeiras de rua, gincana, apresentação de cães do Corpo de Bombeiros, brinquedos infláveis. Entre as parcerias, o Lions ofereceu agendamento eleitoral e serviços de consulta jurídica.

O projeto consolidou também diversas outras parcerias, como Associação de Moradores do Residencial 2000, professor Pedro Caldeira da UFTM, as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Sedest (Guarda Municipal), Funel, Corpo de Bombeiros, Escola de Cabeleireiros Triângulo e Fundação Cultural e Biblioteca Pública Municipal.

As equipes da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, que abriu os portões para a comunidade, e dos Cemeis, João Wilson e Diego José Ferreira Lima, e da Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE) se dedicaram para fazer esse projeto acontecer. “O projeto Escola Aberta coloca a comunidade como protagonista da proposta, com uma lógica diferenciada e emancipatória fortalecendo e incentivando a população a ser agente de seu próprio desenvolvimento”, completa Silvana Elias.

O projeto coordenado pela DAEE acontecerá mais três vezes neste ano, Residencial 2000 e no Cemea Abadia, sendo um embrião do projeto macro que é o “Comunidade em Movimento”, programado para 2018.

Monica Cussi

Secom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar