WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/10/2017 - Projeto piloto do Escola Aberta acontece neste sábado, no Residencial 2000

Escola Municipal Esther Limírio Brigagão receberá comunidade das 8h às 18h

 

Este fim de semana marca o início do Projeto Escola Aberta elaborado pela Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), com o objetivo  de beneficiar a população com a disponibilização dos espaços e equipamentos públicos nos finais de semana. No sábado (28), o projeto acontecerá das 8h às 12h, na Escola Municipal Esther Limírio Brigagão (Av. Dra. Maria Teresinha Rocha, 600 – Residencial 2000).

A escola estará aberta com diversas atividades esportivas, culturais de lazer e educativas, para a acolhida à comunidade, ressignificando o espaço educacional como um bem de todos.  A diretora da DAEE, Nilda Carvalho considera este trabalho uma maneira de valorizar a participação de diversos agentes – profissionais da educação, do poder público, famílias, instituições, parcerias de diversos setores privados diretos ou indiretos - atores sociais que compõem o território no qual a escola está inserida, estreitando assim a relação escola/comunidade.

“Fortalecemos assim, os saberes escolares, com os saberes populares, fortalecemos a dimensão da Educação e seremos capazes de promover a paz e uma convivência mais democrática no interior das escolas e em seu entorno, pois aprofundamos a participação do individuo e família à relação com a comunidade”, diz.

Entre as ações realizadas pode-se citar: jogos, brincadeiras e gincanas, promovidas pela DAEE; apresentação de cães, materiais de primeiros socorros, pelo Corpo de Bombeiros; agendamento de Biometria pela Justiça Eleitoral; prevenção contra o Aedes aegypti, pelo Centro de Controle de Zoonoses e cortes de cabelo.

“A escola é um equipamento social, cuja missão é construir o conhecimento em função da melhoria da qualidade de vida da comunidade. A escola é uma força de transformação, e muitas vezes, eles estão localizadas em bairros distantes, e nem sempre têm opções de lazer e opções de um aprendizado mais informal”, explica a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias.

De acordo com ela, este projeto vai acontecer quatro vezes no Residencial 2000 e no Cemea Abadia, sendo um embrião do projeto macro que é o Comunidade em Movimento, programado para 2018. “Queremos envolver o poder público, a saúde, os Cras, a biblioteca, a Associação de Moradores. É a escola pulando seus muros. Começaremos pelo Residencial 2000, por respeito à comunidade, que é exemplar na proteção dos equipamentos sociais”, finaliza.  

 

Jorn. Mônica Cussi

SECOM

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar