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Educação e Cultura

22/10/2017 - Sala sensorial é destaque no curso para professores que atendem crianças de 0 a 3 anos

A educação pública de qualidade inclui atender às metas do Plano Nacional de Educação que inclui, dentre outros aspectos, a formação profissional. Nesse contexto, o Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI) “Paulo Antônio Pável de Carvalho”, recebeu o curso de Desenvolvimento Infantil de 0 a 3 anos, promovido pela Casa do Educador. Desde agosto, professores da rede municipal participam de aulas voltadas ao assunto. Uma das atividades foi a montagem da Sala Sensorial, como culminância do conteúdo.


A ideia é que os professores pudessem vivenciar os cheiros, sons, sabores, texturas e paladares, como se fossem uma pessoa com deficiência visual ou múltipla. A chefe do departamento de Educação Inclusiva, Denise Scussel, afirma que quanto mais cedo a criança for estimulada, melhor e diz: “mas no caso da pessoa com deficiência, o resultado é elevado à enésima potência. Além disso, o curso foi aberto a todos os professores, pois o diagnóstico precoce pode prevenir uma deficiência mais severa no futuro”.


Para ela, é importante os professores conseguirem identificar algum traço de deficiência, principalmente a neurológica, porque até os dois anos de idade, o desenvolvimento de uma neuropatia pode ser retardado ou impedido, dependendo do caso.


Neste ano, o CREI abriu mais o atendimento a Cemeis e tem recebido muitos alunos autistas. Atualmente, o espaço que atende tanto crianças e adolescentes da rede municipal e pais, realiza cerca de 600 atendimentos por semana. O Centro conta também com a colaboração de outras atividades como o Grupo Labor, para empreendedorismo de pessoas com deficiência, que acontece no Instituto dos Cegos do Brasil Central e também, o projeto Fonocomunicação, de estimulação da linguagem. 
 
Monica Cussi
Secom PMU 

 
 
 

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