WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/10/2017 - Palestra sobre navegação segura atrai atenção de Gremistas de escolas municipais

Os alunos dos Grêmios Estudantis das escolas municipais urbanas de Uberaba participaram da palestra “Navegação Segura”, com as representantes da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, Sgt PM Hérika Alonso Cicarelli e Sgt PM Flaviane Lenimar Brandão e apoio do promotor de Justiça, André Tuma, da Coordenadoria Regional.


A Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), tem por finalidade articular, em conjunto com os promotores de Justiça, medidas judiciais e extrajudiciais necessárias à efetivação do combate aos crimes cibernéticos no âmbito estadual. E entre as iniciativas, destacam-se palestras em escolas públicas e particulares, distribuição de folders e cartilhas com dicas e orientações sobre navegação segura, bem como treinamentos institucionais e de inteligência.


Durante a palestra, os estudantes puderam participar com perguntas pertinentes ao assunto. O assunto foi abordado por meio de fatos reais e vídeos impressionantes sobre a falta de cuidado principalmente ao ceder informações pessoais nas redes sociais ou em aplicativos a pessoas desconhecidas. Um dos pontos altos da palestra foi a percepção dos estudantes de como algumas atitudes nas redes sociais podem prejudicar a vida das pessoas.


De acordo com Cicarelli, a ocorrência de crimes cibernéticos obedece a seguinte ordem: em primeiro lugar as denúncias são de estelionato, em segundo crimes contra a honra e terceiro a pedofilia.


Arthur Benigno, presidente do Grêmio Estudantil Juventude Ativa, da Escola Municipal Boa Vista, a palestra foi interessante, pois “está no na nossa rotina e muitas vezes não temos conhecimento dos perigos que corremos, agora podemos ficar mais espertos em certas situações”.


O promotor de Justiça, André Tuma, da Coordenadoria Regional, acredita ser importante falar diretamente com as lideranças juvenis, com informações pontuais para empoderá-las. “Se fôssemos fazer com todos os alunos da rede, não conseguiríamos em um só dia, mas empoderando esses adolescentes, poderemos alcançar a escola, a comunidade e até a família”, diz. 


Para ele, a internet não é ruim, mas o uso que se faz dela pode ser. A palestra, segundo o promotor, pode ajudar as crianças e adolescentes a não se colocarem em situação de exposição e evitar que os bandidos


As denúncias podem ser feitas pessoalmente na Promotoria de Justiça ou pela ouvidoria, no número 127 ou no site www.mpmg.mg.mp.br

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar