WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/09/2017 - Escolas municipais recebem segunda parcela do Novo Mais Educação

Recursos podem ser usados para custeio de atividades do Tempo Integral e Jornada Ampliada
 
Vinte e seis escolas municipais de Uberaba acabam de receber a segunda e última parcela do programa Novo Mais Educação, que direciona recursos para as atividades do Tempo Integral e Jornada Ampliada. Instituído pelo Ministério da Educação, o programa busca cumprir o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no que diz respeito ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, prioritariamente, além de outras atividades.
 
Simone Peres, analista de prestação de contas dos Programas Federais, da Secretaria Municipal de Educação, informa que o recurso é referente a um cadastro realizado no final de 2016, cuja primeira parcela foi paga em dezembro do mesmo ano. Obrigatoriamente, o dinheiro deve ser usado no acompanhamento e reforço das disciplinas básicas de português e matemática, mas também pode ser aplicado em atividades diversas, como dança, capoeira, natação, futsal, arte, artesanato, dentre outros.
 
O manual de aplicação do recurso ainda indica, além da compra de materiais para as oficinas, o ressarcimento de monitores para as mesmas. O montante para as 26 escolas cadastradas no programa, na segunda parcela, foi de aproximadamente R$ 349 mil. Atualmente, somente alunos que participam de atividades do Tempo Integral (ficam na escola o dia todo) e da Jornada Ampliada (que voltam à escola no contraturno), somam cerca de 10 mil crianças e adolescentes.
 
Na Escola Municipal Reis Júnior, assim como nas demais escolas da rede, o recurso é usado com muita responsabilidade. A diretora Telma Franco afirma que há um consenso entre o corpo gestor da escola, o Conselho Escolar e o membros do Caixa Escolar para estudar o manual e elencar todas as necessidades de atividades da escola. “Quando fazemos o cadastro, já escolhemos as oficinas e compramos o material, junto com o departamento de finanças da Secretaria de Educação, para realizar as atividades de forma correta e com bons resultados”, comenta.
 
Por lá, os 162 alunos participam das atividades do Novo Mais Educação, que são acompanhamento pedagógico, literatura, canto e coral, além de futsal. “Colocamos muita atenção na aplicação do recurso, porque precisamos realizar as atividades com grandiosidade, de maneira que o aluno seja contemplado de acordo com as atividades propostas”, conclui Telma.
 
O programa Novo Mais Educação visa a melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental por meio da complementação da carga horária de cinco ou 15 horas semanais, no turno e no contraturno escolares. Para melhorar o desempenho educacional, além do acompanhamento pedagógico nessas disciplinas, o Novo Mais Educação vai desenvolver atividades nos campos da arte, cultura, esporte e lazer.
 
Ampliar a permanência dos alunos na escola e reduzir o abandono, a reprovação e a distorção idade e ano também são objetivos do programa, implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, com apoio técnico e financeiro do MEC.
 
Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar