WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

26/09/2017 - Idosos beneficiários do BPC devem atualizar dados do Cadastro Único até dezembro

Número de regularizações ainda é baixo e, após o prazo, benefícios podem ser suspensos

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) está reforçando junto aos idosos a necessidade de requerimento e da atualização das informações do Cadastro Único até o prazo de dezembro deste ano. A ação segue a resolução do Governo Federal que tornou obrigatório que tanto os idosos quanto os deficientes que são beneficiários ou vão requerer do Benefício de Prestação Continuada – BPC devem estar registrados no Cadastro Único.


Segundo a chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Gabrielle de Palvas Andrade, até hoje somente 26% dos idosos regularizaram a situação. “Este é um número baixo pelo tempo que já estamos fazendo a atualização cadastral. Queremos evitar que fique para a última hora. Se não for feito a inclusão ou atualização do Cadastro Único, o benefício será bloqueado e uma nova concessão demanda tempo, chegando a até quatro meses de espera”.


Gabrielle explica, ainda, que a suspensão do BPC também ocorrerá no caso de beneficiários já cadastrados, mas que não fizeram nenhuma atualização dos dados nos últimos 24 meses. “Também estamos fazendo contato via telefone, porém muitos trocaram o número e não informaram, o que está dificultando o trabalho. Além disso, nossos técnicos estão indo até as residências para levarem as informações e esclarecerem dúvidas, porém também temos muitos endereços desatualizados”, pontua ela.


Vale reforçar que o cadastro ou atualização deve ser feito junto aos Centros de Referência a Assistência Social – CRAS da cidade. Os idosos beneficiários do BPC podem se encaminhar para fazer o Cadastro Único, seguindo preferencialmente o mês de aniversário. Aqueles que já fizeram aniversário neste ano devem procurar se cadastrar o mais breve possível. Já as pessoas com deficiência podem seguir o mês de aniversário para se cadastrarem durante o ano de 2018. O prazo encerra no mesmo de dezembro.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar