WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/09/2017 - Rede municipal trabalha o uso das tecnologias com alunos e professores

De acordo com o Censo da Educação Básica de 2013, o número de computadores por aluno na rede pública brasileira vem progredindo desde 2008 e, apesar da melhora, as taxas ainda estão longe do ideal: 48% das unidades públicas ainda não têm computadores para uso discente; 50,3% têm acesso à internet e há um computador para cada 34 alunos.

Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Tecnologia e Informação Educacional (Detic), tem criado estratégias para alcançar a Meta 7 do Plano Nacional de Educação, de universalizar o acesso à internet em banda larga de alta velocidade e triplicar a disponibilidade de computadores por aluno nas escolas da rede pública de Educação Básica.

Depois de ressignificar o uso dos UCAs, que estavam obsoletos e agora são utilizados pedagogicamente, sem necessidade de uso da internet, o Detic mobiliza a equipe para atender às demandas, inclusive de formação de professores. Atualmente, são 28 educadores em informática na rede, trabalhando e se reciclando para promover o uso das tecnologias em sala de aula.

Um dos cursos é o de Utilização das Mesas Pedagógicas, direcionado ao uso das matrizes e dos objetos, de acordo com a faixa etária e dentro dos parâmetros dos direitos de aprendizagem, como explica a pedagoga Juliana dos Santos Borges.

Além disso, todas as oportunidades de incentivo à abordagem do tema são aproveitadas, como a Mostra que acontecerá na Escola Municipal Boa Vista, sábado (23) a partir das 8h. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos participarão de uma Feira de Conhecimento, apresentando trabalhos voltados às TICs. “Teremos até óculos de realidade virtual aumentada, linha do tempo em relação ao uso das tecnologias e reciclagem de material eletrônico”, conta a professora.

Juliana também tem visitado escolas (sob agendamento), para um bate-papo sobre os perigos da rede e Cyberbullying. “É interessante que os próprios alunos identificam o que estão fazendo de errado e podem ter mais malícia sobre os riscos do mau uso da internet”, finaliza. O telefone do Detic, para contato sobre as palestras é 3317 6501.

Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar