WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/09/2017 - Grêmios Estudantis em ação: alunos da rede discutem assuntos como autoestima e sexualidade

A pedagoga Ana Sbrissa, da Secretaria Municipal de Educação, tem percorrido algumas escolas da rede para ministrar palestra sobre diferentes temas, relativos aos jovens, com abordagens atuais e questionadoras. Semanalmente, ela é convidada a promover debates, como atividades dos alunos dos Grêmios Estudantis. Atualmente, Uberaba é uma das raras cidades do Brasil a manter um projeto tão abrangente com os gremistas. São 31 grupos em cada escola que oferta o Ensino Fundamental.
 
Para Ana o papel da escola na contemporaneidade ultrapassa o modelo conteudista e se volta para a formação humana. Por isso, ela explica ser de alto valor dialogar sobre assuntos muitas vezes e ainda considerados como tabus, tais como: Sexualidade, Drogas, Bullying, Autoestima, Preconceito, Consumismo, Autolesão, dentre outros.
 
A proposta é apresentada aos alunos do 6º ao 9º ano, que fazem parte da Jornada Ampliada, com apoio dos professores orientadores e sugestão dos Grêmios Estudantis. Segundo ela, os encontros são ricos em discussões e dúvidas por parte dos adolescentes, que participam acrescentando também sua visão de mundo.
 
“Nessas palestras, o diferencial é a possibilidade de participação de todos, em tempo real, argumentando e questionando, de maneira interativa, frente aos temas apresentados. A sugestão é que os professores dêem prosseguimento, após os debates sobre as temáticas, para que não se tornem apenas ações pontuais”, considera a pedagoga.
 
Sugestão de Pauta:
Mostrarmos os bons exemplos que temos na rede municipal, com as atividades dos Grêmios Estudantis, movimento tão forte em Uberaba, como também as palestras que são consideradas rodas de conversa, onde muitas vezes, os alunos se sentem acolhidos pela escola e pelos professores, mostrando que educar vai além de aprender matemática e português. De acordo com os estudiosos do assunto, a escola só transforma quando ela prepara cidadãos de bem.
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar