WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

26/11/2009 - Prefeitura reinicia projeto “Horto nas Escolas”

Projeto visa à integração da população com a arborização da cidade

A Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com as Secretarias de Infra-estrutura, Educação, Gabinete e Governo retomam no mês de dezembro o projeto Horto nas Escolas. Com o objetivo de aproximar o Horto Florestal Municipal da população e tornar Uberaba uma cidade mais verde, serão feitas distribuições de mudas de árvores, junto a orientações técnicas e de educação ambiental.

A iniciativa contará com 27 pontos estratégicos, dentre escolas municipais e estaduais, supermercados, agrovilas, na Mata do Ipê e no Centro Administrativo da Prefeitura, e visa ambientalizar o cidadão ao cultivo de árvores para o melhoramento da arborização rural e urbana. Inicialmente serão priorizadas as escolas, até o encerramento do ano letivo, e posteriormente o projeto segue nos demais pontos definidos.

Para o Diretor de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, José Sidney da Silva, é fundamental o envolvimento da população no processo de arborização da cidade: “plantar e zelar do verde, público ou não, é um exercício de cidadania”, lembra. A Prefeitura Municipal de Uberaba já produziu mais de 1 milhão de mudas e cerca de 300 mil foram plantadas pela Prefeitura em calçadas, canteiros centrais de avenidas e logradouros públicos.

O restante foi distribuído para o público em geral, principalmente para produtores rurais com foco na recomposição de matas ciliares e reservas florestais legais. O estoque de 200 mudas será reposto periodicamente em cada ponto de distribuição para evitar perdas.

A equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente orienta alunos, professoras e diretoras quanto aos procedimentos de plantio e manutenção. O intuito é transformar os alunos e professores em divulgadores da iniciativa e atingir maiores parcelas da sociedade.

Em 2008, o projeto atendeu 13 pontos de distribuição, com 79.452 mudas distribuídas. “Nosso objetivo é, paulatinamente, ampliar essa rede de distribuição numa parceria com mais escolas e organizações”, lembra o diretor.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar