WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/08/2017 - TCC aprovado na UFTM mostra estudo de reaproveitamento de água em escola municipal

O professor Dr. Luís Gustavo Ferreira de Oliveira, professor da rede municipal de ensino, participou da banca de aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Cristiano Rezende Gerolin, que fez a pesquisa para o trabalho de Engenharia Ambiental, na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, intitulado “Análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental da implantação de sistemas de reaproveitamento de águas pluviais em escolas públicas do Triângulo Mineiro”, orientado pela professora Dra. Patrícia Diniz Martins.

Luís Gustavo atua na rede municipal com diversos projetos de Educação Ambiental e é membro do Núcleo Institucional de Estudos Ambientais da UFTM e acompanhou o trabalho realizado na escola, durante os meses de abril a junho de 2017. “Nesta pesquisa foram avaliados métodos de captação de água da chuva (não potável) para reaproveitamento, para fins de limpeza de banheiros, quadras e até irrigação de plantas. A água que seria desperdiçada foi utilizada de outras formas”, diz o professor.

Ele ressalta o trabalho como alternativa para a prática sustentável nas escolas rurais, principalmente, de onde vem o recurso natural. Ele explica que o trabalho é piloto com essa escola e deverá ser estendido para outras unidades que já possuem calhas.

O TCC - O objetivo da pesquisa de Cristiano foi realizar análise técnica e ambiental do potencial hidrológico do município de Uberaba – MG para o reaproveitamento de águas pluviais, a partir de um estudo de caso na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, em que foram dimensionados o sistema de captação de água e o reservatório de armazenamento. Além disso, foi implantado um sistema piloto de captação de água pluvial no local para que fossem realizadas análises químicas e microbiológicas da água pluvial captada.

O local é uma região rica em recursos hídricos, cortada pelo Córrego da Alegria e pelo Córrego do Barreiro. Além disso é cortada pelo Rio Uberaba desde sua nascente até a captação, onde fica a Área de Proteção Ambiental – APA.  Diariamente, na escola 370 pessoas utilizam direta e indiretamente a água, seja para consumo ou para realizar a limpeza dos locais de convívio. Para isso, no local existe um poço artesiano responsável pelo abastecimento de todos os setores da escola.

Na conclusão do trabalho ele afirma que Uberaba tem um enorme potencial quanto à captação de água pluvial, visto que, com exceção dos meses de maio a setembro, os demais meses apresentam na média chuva satisfatória para abastecer o sistema ao longo de todo o ano. O estudante evidenciou também a necessidade da implantação do sistema no projeto técnico de construção, pois assim não serão necessárias adaptações na estrutura física do local.

No caso da Escola Municipal Vicente Alves Trindade, em que já existe o abastecimento por meio de captação subterrânea de água, é inviável a construção de um reservatório com a capacidade dimensionada no trabalho. Sendo assim, foi sugerido a construção de um reservatório com uma dimensão menor, em que sua eficiência seria de 75%, sendo necessário o suprimento de água de um meio externo por pelo menos três meses do ano.

Monica Cussi

Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar