WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

22/08/2017 - Uberaba adere ao programa Criança Feliz

A secretaria de Desenvolvimento Social aderiu, na sexta-feira (18), ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal, com a aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. O ato ocorreu após o Prefeito Paulo Piau receber o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que veio a Uberaba para apresentar e tirar dúvidas sobre o Programa.

 
“Foi o que falei na vinda do ministro Osmar Terra. É importante conhecer a proposta e ouvir o ministro explicar didaticamente o que era o programa, foi decisivo para nossa adesão. O que queremos é cuidar ainda mais das nossas crianças e este programa não inviabiliza outros, mas sim, agrega”, afirmo o prefeito Paulo Piau.
 
De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Gabrielle de Palvas Andrade, o próximo passo agora será definir o Plano de Trabalho para a implantação do Programa, que irá funcionar em todas as oito unidades do CRAS – Centro de Referência a Assistência Social, do município. Gabriela adianta que serão beneficiadas com o programa cerca de 800 famílias de Uberaba.
 
O objetivo do projeto, segundo Andrade, é de apoiar a preparação para o nascimento da criança, fortalecendo as competências dos pais em seu papel de cuidado e educação dos filhos. A iniciativa visa ainda fortalecer os vínculos afetivos e comunitários das crianças, colaborar na função protetiva e enriquecer o convívio com atividades lúdicas e de interação entre todos os membros da família. A ideia é facilitar o acesso à segurança de renda e serviços de que as crianças necessitem.
 
O atendimento prevê visitas as gestantes, que serão realizadas mensalmente. As crianças com 0 a 24 meses, beneficiárias do Bolsa Família ou BPC (Benefício da Prestação Continuada), receberão as visitas semanalmente. Crianças entre 24 a 36 meses, beneficiárias do Bolsa Família receberão visitas quinzenalmente e as que possuem entre 24 a 72 meses incompletos, beneficiárias do BPC, receberão visitas semanalmente ou quinzenalmente. 
 
Gabriele destaca que as ações podem impactar positivamente na trajetória de desenvolvimento das crianças, o que fundamenta o programa Criança Feliz. “Esse é um programa muito importante para que as famílias de Uberaba, beneficiários do Bolsa família e BPC possam garantir seus direitos. Com ele, as gestantes terão apoio psicológico e a garantia de direitos da saúde, educação e cultura para o nascimento do filho. É um programa que possui uma roupagem diferenciada por aderir não apenas a Secretaria de Desenvolvimento Social, como também as pastas de educação, saúde, esporte e cultura”, afirma Andrade.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar