WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/08/2017 - Prefeitura de Uberaba entrega brinquedos e livros às escolas e instituições

Foram entregues nesta terça (8), em solenidade simbólica, as 22 mil unidades de livros da Editora Melhoramentos e as 5 mil peças de brinquedos do Programa Brasil Carinhoso, do governo federal, consolidando o investimento do Prefeito Paulo Piau, com apoio da secretária de Educação Silvana Elias, colocando Uberaba em posição de destaque, como a cidade que mais investe em qualidade da educação em Minas Gerais, pela Frente Nacional de Prefeitos.


O evento começou com a apresentação de violão de Aulete Maia e teatro dos alunos da Escola Municipal Santa Maria, com adaptação do Livro A Caixa Preta, de Tiago de Mello Andrade. O teatro foi dirigido por Ana Elisa Gonçalves, que também se encarregou do texto e adaptação e contou com apoio do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria de Educação.


A primeira-dama Heloísa Piau esteve no evento representando o prefeito Paulo Piau, bem como o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, que apoiou a concretização deste projeto.


Maristela Cunha, representante dos auxiliares de biblioteca das escolas municipais explicou sobre o trabalho de revitalização e de formação dos profissionais realizado pela equipe do departamento, Darci Bosco, Ana Teresa Teixeira e Tânia Ulhôa. “Somos promotores de leitura e atuamos com espírito colaborativo, em parceria com a comunidade escolar”, considera.


O escritor Tiago de Mello Andrade também expôs sobre o desejo de se fazer do Brasil um país de leitores e elogiou a iniciativa do prefeito e da secretaria em insistirem na compra dos livros. “Precisamos desse recurso. A literatura é uma fonte rica para a imaginação e a criatividade. É um investimento muito importante para a nossa cidade e para o nosso país”, diz.


A psicopedagoga e diretora do Cemei Maria de Lourdes Vasques Martins Marino, Elaine de Souza Lourenço, também exemplificou como os brinquedos pedagógicos contribuirão para o desenvolvimento psicossocial das crianças e no futuro delas como cidadãos críticos.


Silvana Elias agradeceu o esforço de toda a equipe e, especialmente, à sensibilidade de Piau em acreditar na educação como forma de mudar o mundo. “Repaginamos as bibliotecas municipais que agora recebem os livros de altíssima qualidade. Mesmo na crise, estamos proporcionando um bem sociocultural sem precedentes para nossa comunidade. A educação é a arma mais poderosa do mundo”, completa.


O vice-prefeito João Gilberto Ripposati se sentiu orgulhoso em ver o trabalho e o investimento do prefeito na educação, fortalecendo a cidadania e o poder de fazer políticas públicas que tenham o objetivo de servir ao povo. “Temos um compromisso com a Educação, que honra essa cidade. Educação é luz nos nossos caminhos”, finaliza.


Dados - Os brinquedos como jogos pedagógicos e escorregadores foram entregues aos  33 Cemeis, 5 escolas de educação infantil, 20 escolas de ensino fundamental que oferecem ensino infantil e mais 16 unidades conveniadas que têm espaço para recebê-los. São cerca de 5 mil peças de 58 tipos diferentes, com investimento de R$ 271 mil.


Os livros da editora Melhoramentos foram para bibliotecas das escolas municipais, da Casa do Educador e à Biblioteca Pública Bernardo Guimarães. São quase 22.500 exemplares, sendo 78 títulos diversos, que atenderão desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com valor de aproximadamente R$ 270 mil.

Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar